Antenada com as novas medidas de segurança sanitária, por conta da pandemia da Covid-19, mas sem perder a fé e suas raízes culturais, especialmente a tradição do congo. Assim será a Festa de São Benedito, na Serra, que, em 2020, apostará no formato virtual, com poucos eventos em caráter semipresenciais. Prestes a completar 175 anos, o encontro acontece de sábado (5) a 26 de dezembro, com a exibição de documentários, lives e videoclipes no canal do evento no YouTube, além de uma carreata marcada para acontecer na sede do município.
"Essa é uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. Não tivemos outra escolha a não ser modificar o formato pensando no bem-estar da população, dos festeiros e das bandas de congo e de música, explica o presidente do centro organizador da festa, a Associação de Bandas de Congo da Serra, Lucas Barbosa.
Devido à pandemia do novo coronavírus, neste período de louvação a São Benedito, todas as festas que fazem parte do Ciclo Folclórico da Serra serão realizadas no formato semipresencial e virtual, como os eventos dos bairros Santiago, Pitanga, Serra Sede, Nova Almeida, Manguinhos e Jacaraípe.
A origem da Festa de São Benedito se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro chamado Palermo na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes, em gratidão, fizeram a promessa de homenagear anualmente o santo pela graça obtida. Desta promessa nasceu o hábito da fincada do mastro durante a festa do congo. O Dia de São Benedito é comemorado em 26 de dezembro, quando também se comemora o Dia do Serrano.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta