> >
Festival Nacional de Teatro de Vitória terá mais dias e novas mostras

Festival Nacional de Teatro de Vitória terá mais dias e novas mostras

Em sua 15ª edição, evento começa no próximo dia 13 de outubro com uma segunda rodada de apresentações em novembro

Publicado em 8 de outubro de 2019 às 15:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Espetáculo argentino "A Noite Iluminada", que faz parte da programação do 15º Festival Nacional de Teatro de Vitória. (Mauro Trullén Sonderegger)

Os amantes do teatro podem se preparar que no próximo dia 13 de outubro inicia a 15ª edição do Festival Nacional de Teatro de Vitória. Neste ano, o evento chega com novidades, a iniciar pelo seu tempo de realização, que se estende até 21 de outubro e depois volta em novembro, de 9 a 14.

Elenice Moreira, diretora de produção do festival, ressalta que a programação está diversificada e a segunda etapa contará com mais espetáculos de rua e apresentações também em Cariacica. "O número grande de espetáculos inscritos não deu para comportar na primeira edição. Por isso ganhamos uma segunda semana em novembro. Sempre foi uma vontade ver o festival expandindo sua programação", explica.

Serão 15 dias de programação, com espetáculos sendo apresentados no Teatro da Ufes, Sesc Glória, Parque Moscoso,  Praça Costa Pereira, Teatro do Sesi e no Palácio Sônia Cabral, em Vitória, além do Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Cariacica. São produções capixabas, de outros Estados e até uma internacional - "A Noite Iluminada", da companhia argentina Junco . No total, a organização espera receber de 10 mil a 12 mil pessoas durante o evento.

Espetáculo Blow Elliot Benjamin, que faz parte da programação do 15º Festival Nacional de Teatro de Vitória. (Deborah Chibiaque)

Com o acréscimo de dias, a programação ganhou duas novas mostras e uma homenagem a Wilson Nunes, que morreu neste ano. "Na programação, colocamos a Mostra Vera Viana para dar oportunidade para quem está começando e a Mostra Estudantil para pegar escolas de teatro e de ensino que tenham o teatro em sua grade", detalha.

"Dizemos que este, na realidade, é um ano de resistência; desistir jamais", conta Elenice, ressaltando que o festival continua mesmo com as dificuldades que os eventos culturais tem enfrentado.

"Desistir jamais pois passamos por um período de dificuldades político-culturais e o reflexo de todas ações no país passam por aqui. E o festival vai continuar é a nossa 15ª edição", completa.

A abertura do evento, neste domingo (13), será marcada pela homenagem ao ator e diretor Wilson Nunes, no Sesc Glória. Em seguida, às 19h30, será apresentada a tragicomédia “Blow Elliot Benjamin”, do G2 Cia de Dança, de Curitiba. 

A peça destaca a história real de um cidadão inglês, Elliot, que, após ser diagnosticado com câncer terminal, decide viver intensamente seus últimos dias e gasta todo o seu patrimônio. Porém, meses depois, ele descobre que o diagnóstico estava errado. Confira abaixo a programação completa do festival.

PRIMEIRA ETAPA - 13 A 21 DE OUTUBRO

SEGUNDA ETAPA - 9 A 14 DE NOVEMBRO

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais