> >
Fotógrafos capixabas indicam 13 livros fundamentais sobre o tema

Fotógrafos capixabas indicam 13 livros fundamentais sobre o tema

Vitor Jubini, Gabriel Lordello e Rodrigo Gavini sugerem obras que vão de biografias a livros mais teóricos; confira a lista

Publicado em 9 de maio de 2021 às 14:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Os livro
Os livro "Tête à Têtê", "Sangue e Champanhe" e "A Câmara Clara". (Reprodução/Companhia das Letras/Record/Nova Fronteira)

Fotografar de forma primorosa exige muita prática, mas a leitura também pode ser de grande valia aos que embarcam no universo dos registros fotográficos. "Desenvolvemos nosso senso crítico e a criatividade. Quantas vezes eu lendo um livro, imaginei uma foto e o contrário também”, ilustra o fotógrafo Rodrigo Gavini sobre uma das importâncias do livro na vida do fotógrafo.

Tendo essa relevância em vista, nós da equipe do Divirta-se pedimos indicações de obras para três capixabas profissionais da área de peso: Vitor Jubini, Gabriel Lordello e Rodrigo Gavini, reunindo assim 13 livros fundamentais para os fotógrafos, fotógrafas e aspirantes.

O fotógrafo Vitor Jubini é o editor de fotografia de A Gazeta e trabalha na empresa há oito anos(Mariana Montenegro/Divulgação)

O editor de fotografia de A Gazeta, Vitor Jubini, acredita que ,além da formação técnica e do aprendizado da linguagem fotográfica, os livros ajudam no conhecimento humanístico. Ele traz em sua seleção obras de diferentes estilos.

Entre as escolhas está “A Câmera de Pandora - A Fotografia Depois da Fotografia”, título que envolve a realidade da fotografia no mundo digital, o qual o capixaba indica para a compreensão das questões contemporâneas na fotografia. Já quando se trata de uma obra de referência visual, a escolhida por Jubini é “Exôdos”, de Sebatião Salgado, que destaca por traduzir o processo de globalização ocorrido nas últimas décadas no mundo.

Suas sugestões ainda incluem o livro “Sangue e Champanhe - A Vida de Robert Capa”, obra de Alex Kershaw que conta a trajetória de “um dos fotógrafos mais lendários do século XX”, nas palavras de Vitor. “O livro romantiza a figura do fotógrafo, mas também mostra os dilemas da profissão”, adiciona.

Quem também destaca Capa, mas como o autor, é Rodrigo Gavini. Ele sugere a leitura de “Ligeiramente Fora de Foco”, uma autobiografia. “É um livro de leitura fácil, onde o autor conta suas experiências na cobertura da Segunda Guerra Mundial e sua vida pessoal, em especial seu romance com a inglesa Pink. Vale destacar os encontros de Capa com Hemingway”, detalha.

Para tocar no lado técnico, estão incluídas nas sugestões de Gavini as obras: “Contexto e Narrativa em Fotografia”, de Maria Short; e “Os Diários da Luz Sublime- Usando Pequenos Flashes para Conseguir Grandes Fotos”, de Joe McNally. O primeiro é um manual para transmissão de ideias ou histórias através das fotos, já o segundo é uma obra para os fotógrafos que querem dominar o flash speedlight (flash pequeno).

“Tête à Tete”, uma seleção de retratos de Henri Cartier-Bresson, completa a lista dos tidos como fundamentais por Gavini. O fotógrafo conta que Bresson faz parecer que todos retratados tiveram um encontro único e pessoal com ele.

E o fotógrafo Gabriel Lordello, um dos sócios da Mosaico Fotogaleria, também traz em suas sugestões Henri Cartier, com a obra “O Imaginário Segundo a Natureza”. No texto, o autor relata sobre a sua forma de ver a fotografia. Seguindo a ideia de como um fotógrafo enxerga o seu trabalho, Lordello ainda indica “A Alma da Fotografia”, livro que julga ser interessante para que um profissional se encontre em sua trajetória.

O profissional que trabalhou por 10 anos em A Gazeta também sugere duas obras que dão destaque às fotografias em si, podendo servir de inspiração: “Luiz Braga”; e “Pommerland - A Saga Pomerana no Espírito Santo".

Completando os 13 livros está “A Câmara Clara”, sugerido por Jubini e Gavivi, um clássico de Roland Barthes. "É aquele livro de cabeceira que pode ser lido e relido a qualquer momento. Barthes, embora seja um intelectual que estuda os processos complexos de comunicação na sociedade, traz reflexões simples sobre a técnica e questões mais profundas suscitadas pela fotografia", defende Jubini. "Sobre Fotografia", de Susan Sontag, foi outra obra indicada por dois dos fotógrafos consultados, desta vez Jubini e Lordello.

A CÂMERA DE PANDORA

Capa
Capa "A Câmera de Pandora". (Gustavo Gili/Reprodução )

O IMAGINÁRIO SEGUNDO A NATUREZA

Capa
Capa "O ima. (Editora Gustavo Gili/Reprodução)

ÊXODOS

Capa
Capa "Êxodos". (Companhia das Letras/Reprodução)

A ALMA DA FOTOGRAFIA

Capa
Capa "A Alma da Fotografia". (Alta Books/Reprodução)

SOBRE FOTOGRAFIA

Capa
Capa "Sobre Fotografia". (Companhia das Letras/Reprodução)

A CÂMARA CLARA

Capa
Capa "A Câmara Clara". (Nova Fronteira/Reprodução)

LUIZ BRAGA

Capa
Capa "Luiz Braga". (Cobogó/Reprodução)

POMMERLAND - A SAGA POMERANA NO ESPÍRITO SANTO

Capa
Capa "Pommerland - A Saga Pomerana no Espírito Santo". (Arquimedes Edições/ Reprodução)

LIGEIRAMENTE FORA DE FOCO

Capa
Capa "Ligeiramente fora de Foco". (Cosac & Naify/Reprodução)

OS DIÁRIOS DA LUZ SUBLIME - USANDO PEQUENOS FLASHES PARA CONSEGUIR GRANDES FOTOS

Capa
Capa "Os Diários da Luz Sublime". (Alta Books/Reprodução)

CONTEXTO E NARRATIVA EM FOTOGRAFIA

Capa
Capa "Contexto e Narrativa em Fotografia". (Nova Fronteira/ Reprodução)

SANGUE E CHAMPANHE - A VIDA DE ROBERT CAPA

Capa
Capa "Sangue e Champanhe - A Vida de Robert Capa". (Record/Reprodução)

TÊTE À TÊTE

Capa
Capa "Tête à Tête". (Companhia das Letras/Reprodução)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais