Entre os dias 20 e 29 de novembro acontece a sétima edição do Encontro Das Pretas, o segundo maior evento de cultura negra do Brasil e o primeiro do Espírito Santo. Realizado pelo Instituto DasPretas.Org, o evento que será 100% online e gratuito reúne afroempreendedorismo feminino, música, tecnologia, educação e poesia em um festival virtual.
No domingo (22), o grupo musical de samba raíz Quinteto Preto+1 inicia uma live-show às 12h. Já o show de encerramento, no dia 29, ficará por conta da cantora e rapper Karol Conka e no dia 26 acontecerá uma exposição virtual da fotógrafa e artista visual baiana Márvila Araújo. Outros nomes de destaque compõem esta edição, como a filósofa Katiúscia Ribeiro, a pedagoga e assessora parlamentar Maria Clara Araújo, a influenciadora digital Xan Ravelli e a editora de moda Luanda Vieira.
O principal objetivo do festival é ressaltar a potência e conexão das forças do afroempreendedorismo periférico e fora do eixo Rio-São Paulo. "A maior parte dos grandes eventos acontecem no eixo Rio X São Paulo e a proporção que o Festival Encontro Das Pretas chegou ao reunir mais de 10 mil pessoas em um evento físico, mesmo fora desse eixo, é a consequência de um trabalho com o objetivo de inovar socialmente. Existe potência para além do eixo", comenta Priscila Gama, uma das responsáveis pelo evento.
Com diálogos de igualdade e redução das desigualdades em linguagem contemporânea, tecnológica, diversa e inclusiva o projeto propõe soluções para as questões étnico-raciais e de gênero e um mundo conectado pelo respeito. Uma circularização de saberes em economia criativa para o desenvolvimento de pessoas e negócios periféricos, além de um ambiente aberto, humanizado, receptivo para que negros e não-negros celebrem e movimentem a transformação do país.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta