No melhor estilo "a união faz a força", moradores do bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, em conjunto com o Tour no Morro - projeto social turístico de divulgação da região que o guia de turismo Fernando Martins coordena desde 2010 -, realizam uma ação para ajudar na prevenção da Covid-19 na comunidade. Três quadros de grafite do artista Nico Duarte serão leiloados por meio de plataforma da web.
Nico, que é da própria comunidade, será o primeiro artista a celebrar o leilão virtual, que acontece desta quinta (2) até a próxima segunda (6), na plataforma Desapegue. Cada obra terá um lance mínimo de R$ 150, que vai custear parte de projeto de proteção da comunidade contra o novo coronavírus.
A princípio, o valor arrecadado com a ação on-line servirá para pagar os custos que moradores e o projeto social turístico estão tendo com a desinfecção das vias de Jesus de Nazareth durante o período de pandemia. Uma vez por semana, eles vão às ruas, escadarias e becos do bairro lançar soluções de limpeza para higienizar os espaços públicos.
"Nós nos reunimos com voluntários e já adquirimos alguns equipamentos de segurança, material de desinfecção e bombas. Mas temos que comprar o produto e dar manutenção nas peças, e é para isso que o dinheiro será usado primeiramente", detalha.
Andresa Borges, que já foi voluntária da ação de desinfecção e é apoiadora do Tour no Morro, explica: "A aplicação do produto é feita dos dois lados da escadaria da comunidade e cerca de cinco voluntários se reúnem toda semana. A ação toda leva em torno de duas, três horas. E o leilão vai ajudar a arrecadar fundos para essa e outras ações".
Fernando adianta à reportagem que há a expectativa de, dentro de 15 dias, um segundo projeto de combate à Covid-19 ser implementado na região. Isso porque ele, em contato com ação social de uma favela do Rio de Janeiro, acabou tendo a ideia de trazer um trabalho que está sendo feito lá para a Capital. "Ainda estamos em conversa mas, dentro de umas duas semanas, devem vir coordenadores do projeto de lá para capacitar gente daqui. A ação deve se chamar 'Dia D Contra o Coronavírus", conclui.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta