A Prefeitura de Linhares anunciou a programação da 1ª edição do Festival de Verão On Linhares, que começa nesta sexta-feira (15) e será realizado até 7 de fevereiro.
Segundo a secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o lançamento do festival foi possível graças a um pacote de dois editais como parte das ações de fomento da prefeitura – com recursos da Lei Federal Aldir Blanc – para atender o setor cultural durante a crise causada pela pandemia.
A secretaria informou que estão sendo investidos R$ 700 mil que beneficiam cerca de 300 artistas escolhidos por meio do Edital Emergencial da Cultura. Ao todo, serão 55 apresentações e 100 horas de entretenimento com apresentações transmitidas, ao vivo, pelo Youtube oficial da Prefeitura de Linhares (youtube.com/prefeituralinhares) numa medida de prevenção ao novo coronavírus.
Contemplando as mais diversas áreas, da literatura à capoeira, passando pela música, dança, artes circenses, além de culturas populares tradicionais, as medidas não têm apenas caráter de auxílio emergencial, mas também de reconhecer a importância do papel desempenhado por artistas, técnicos, produtores e todos os profissionais do setor.
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse que o setor cultural foi um dos mais afetados pela crise sanitária e pelas medidas de distanciamento social, sendo, provavelmente, um dos últimos a retomar plenamente suas atividades, por isto a importância dos recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.
“A proposta, com esses editais, não é apenas ajudar, socorrer, mas também não medir esforços no sentido de estimular a retomada da produção artístico-cultural em Linhares. Queremos valorizar os nossos talentos, fomentar novos projetos, dar visibilidade aos já existentes, e agradecer os esforços feitos por toda a cadeia produtiva do setor nestes meses tão difíceis que estamos enfrentando”, afirma o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, destacou que o festival busca fomentar e incentivar o setor da Cultura, que foi um dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus.
“Os editais da Lei Aldir Blanc estão sendo implementados em Linhares para fortalecer os agentes culturais em um momento de tantas dificuldades que estamos enfrentando. A viabilização deste programa vem sendo feita por uma grande força-tarefa envolvendo as secretarias e órgãos da administração e seus parceiros. Mesmo com os desafios e complicações no caminho, os editais foram concluídos com êxito e os recursos chegam devidamente até os proponentes selecionados”, concluiu.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta