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Mercado de games é tema de palestras e workshop de graça no ES

Mercado de games é tema de palestras e workshop de graça no ES

Ciclo de palestras Produzindo Games no ES acontece entre 16 e 18 de abril pela internet com debates que falam desde como trabalhar na área até avaliações do mercado capixaba

Publicado em 30 de março de 2021 às 09:41- Atualizado há 4 anos

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Jogador profissional, gamer, game, jogos, jogo, computador, informática
(Freepik/Reprodução)
Autor - Pedro Permuy
Pedro Permuy
Repórter do Divirta-se / [email protected]

Não é de hoje que a produção de games enche os olhos de quem tem criatividade, facilidade com computação e números. Mas é inegável que, de uns anos para cá, o interesse pelo tema só aumentou. Tanto que, entre os dias 16 e 18 de abril deste ano, um grupo de gamers e profissionais capixabas vai palestrar no Produzindo Games no ES, ciclo de debates que vão acontecer de graça pela internet.

Os convidados dos encontros digitais vão falar tanto para quem nunca se envolveu no mercado, sobre como produzir um jogo, por exemplo, quanto para quem já está na área, mas precisa de uma direção sobre como atuar, de fato, como um produtor de jogos.

“Nosso objetivo maior é falar dos games, é claro, mas também reunir todos os que já trabalham na área para que esse nicho no Estado seja fortalecido”, fala Bruno Hanstenreiter, um dos coordenadores da primeira edição do evento.

Segundo ele, que é músico e produz trilhas sonoras para jogos, apesar de o Espírito Santo não possuir uma formação forte de profissionais da área, o setor é bastante promissor, já que tem uma gama de frentes em que vários tipos de pessoas conseguem atuar. “Eu sou uma pessoa que vem da música e tem esse interesse de entrar no mundo dos games, como estou entrando, lentamente. E percebi que pouco se é falado no Estado, como se nada estivesse acontecendo, o que não é verdade”, diz.

E ele não está errado. O Divirta-se mesmo já fez matéria mostrando jogos produzidos por capixabas, inclusive para grandes marcas.

O coordenador destaca que os convidados das palestras já atuaram para gigantes da tecnologia ao longo da carreira. “O Estado pode até não ter muitas pessoas, mas existe essa movimentação, que já é bem interessante. As pessoas que estão nas nossas palestras já trabalharam para grandes marcas, a Renata Machado, que vai falar no primeiro dia, já fez trabalho para a Samsung, então você percebe que grandes marcas já têm essa demanda”, avalia.

O aumento na busca por esses serviços, inclusive, é uma das apostas que Bruno faz para o futuro próximo. “Repare no ‘BBB’, por exemplo. Os jogos que estão lá são ao vivo, mas se fossem no computador, com todas aquelas marcas... Os jogadores não assistiriam às propagandas de forma passiva, eles veriam a publicidade de um outro jeito completamente diferente. A hora que as marcas todas enxergarem todas as possibilidades com os games... Imagina”, compara.

E continua: “Fora a imensidão de assuntos que dá para você tratar dentro desse universo dos jogos. Tivemos nesse período de pandemia vários jogos de prevenção ao coronavírus, por exemplo, até aqui no Estado. É um jogo educativo para isso, feito com um esforço de várias faculdades, para poder conscientizar e atingir um nicho completamente diferente”.

E finaliza: “Temos essa ideia de fazer uma comunidade forte dentro do Espírito Santo para esses assuntos e já estamos começando, até, com grupo no Facebook. O evento vai ajudar a reunir esse pessoal e a divulgar as possibilidades do trabalho para um amplo público. Além de ensinar, vamos reunir e fazer uma comunidade colaborativa. Só assim a gente vai fazer o Espírito Santo crescer nesse quesito”.

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