"E em meus claros olhos eu vi/Oby, um relicário de rara beleza/Devora a soberana natureza/Me entrega a delirante sedução...". Mesmo com o vice-campeonato do Carnaval Capixaba 2020 - perdendo o título para a Independentes de Boa Vista -, a Mocidade Unida da Glória, e seus integrantes, não esquecem a brilhante execução do enredo "Oby - O Imaculado Santuário das Lendas", que encantou o Sambão do Povo com muito luxo, destacando o resgate do folclore capixaba.
Impossibilitada de desfilar em 2021, por conta da pandemia do Novo Coronavírus, a MUG decidiu fazer sua "folia particular", promovendo uma exposição de fotografias, esculturas e fantasias do desfile do ano passado.
"Oby - O Imaculado Santuário das Lendas: Desfile Comemorativo dos 40 Anos da Mocidade Unida da Glória", será aberta na sexta-feira (12), às 18 horas, no Shopping Boulevard, em Vila Velha, com entrada franca. A mostra segue em cartaz no mesmo espaço até 28 de fevereiro.
"Programamos a exposição na época em que estaria iniciando os desfiles, se não fosse a Covid-19. O evento homenageia os 40 anos de agremiação e o nosso retorno a enredos que evocam as lendas indígenas do Estado. Além disso, é uma forma de não deixar a data passar em branco, provando que o carnaval é um manifesto cultural pulsante", adianta Patrick Rocha, Diretor Administrativo da agremiação de Vila Velha, além de autor da concepção artística da mostra.
Patrick adianta que, ao todo, serão nove totens, trazendo 18 fotografias, além de fantasias e esculturas. "Será uma exposição imersiva, com o público tendo a sensação de estar na avenida com a escola. A mostra está divida em nove setores, os mesmos quesitos oficiais dos desfiles. Haverá ainda exibições de vídeos, explicando detalhes de cada parte da apresentação", detalha, dizendo que, entre as fantasias confirmadas, estão a da bateria, do Mestre-Sala e Porta-Bandeira e de alguns destaques de luxo.
"Estamos em negociação com a logística do centro comercial para levar as esculturas. A ideia é apresentarmos parte do carro abre-alas (elogiado por trazer um ritual canibalístico) e os leões que vieram junto à comissão de frente", adianta.
Independente da possibilidade de haver desfiles em 2021 em formato virtual, a Mocidade Unida da Glória está preparando uma série de lives para manter as atividades em épocas de pandemia.
"Serão apresentações musicais comemorativas, com o público tendo a possibilidade de acompanhar de casa, fazendo pedidos de comidas e bebidas via aplicativo de celular. A primeira live está agendada para 28 de abril, com uma feijoada comemorativa a São Jorge. Estamos programando outros encontros no decorrer do ano", complementa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta