A partir desta terça-feira (3) o Museu Solar Monjardim, em Vitória, será fechado para visitação por tempo indeterminado. O local será submetido a obras estruturais que devem ser iniciadas em breve. Piso, forro, telhado e drenagem da construção do século XVIII e do terreno devem ser refeitos para preservar a história do espaço. As obras de arte e móveis que compõem o acervo do sítio histórico não estão inseridos neste pacote de reformas, mas estão sendo submetidos a um processo à parte de conservação.
De acordo com o diretor do Solar Monjardim, Evaldo Portela, a questão das obras já está bem encaminhada. "Estamos lutando por essas obras já há algum tempo em conjunto com o Iphan e agora finalmente reunimos as condições para executá-las, pois o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM já garantiu a verba necessária para sua realização", fala.
Em janeiro deste ano, reportagem da Gazeta mostrou como é o museu por dentro, detalhando todo o acervo que ele possui e parte do tour que é feito com a visitação guiada. Além do casarão, propriamente dito, o Solar Monjardim ainda possui uma área externa para atividades extras e um anfiteatro com capacidade para 100 pessoas.
> Tour virtual: Museu Solar Monjardim guarda história colonial capixaba
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta