> >
No ES, amantes de jogos de tabuleiro indicam 10 opções para curtir em casa

No ES, amantes de jogos de tabuleiro indicam 10 opções para curtir em casa

Especialistas capixabas explicam que esses jogos já não se resumem às opções clássicas, como gamão, damas, xadrez e RPGs, e indicam propostas que vão da temática medieval à futurista. Confira!

Publicado em 31 de janeiro de 2021 às 09:17- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O dono do canal
O dono do canal "Mesa Secreta", Torugo Prando. (Torugo Prando)

O mundo dos jogos de tabuleiro já não se resume apenas aos clássicos, como gamão, damas, xadrez e RPGs.  Especialistas do ramo no Espírito Santo, ouvidos pela reportagem do Divirta-se, de A Gazeta, explicam que os jogos modernos desta categoria também englobam aqueles formados majoritariamente por cartas, em que o tabuleiro se resume a espaços de alocação para elas, e até àqueles em que o tabuleiro é construído com o desenvolvimento do jogo.

“O termo 'board game', ou jogo de tabuleiro, não se refere mais apenas aos jogos com um tabuleiro central já montado como antigamente. Hoje você encontra uma enorme diversidade de jogos com as mais variadas formas: jogos com tabuleiros modulares, que você monta ao longo da partida, jogos de dados, jogos onde as cartas são o principal elemento, dentre outros”, explica Juliana Boasquevisque, proprietária da loja Boards4u, em Vila Velha.

Sendo assim, para entrar nesse novo universo, esqueça o modo clássico determinado por peças sendo mexidas em um tabuleiro. Além de Juliana, a reportagem também ouviu o youtuber de Vitória Victor Hugo Prando, conhecido como Torugo Prando e dono do canal Mesa Secreta, para listar 10 dicas de jogos de tabuleiro que vão além do tradicional.

As opções reunidas vão desde os que podem ser jogados individualmente aos que exigem um grupo maior para o entretenimento. Portanto, estando sozinho (a), com o (a) parceiro (a) ou com toda a família, a diversão em casa estará garantida.

“A gente já tinha clientes mais antigos, que continuaram consumindo. Mas teve um aumento da procura por pessoas que não conheciam jogos modernos. Começavam procurando pelo quebra-cabeças, mas depois se abriam para uma nova experiência”,  comenta Juliana sobre o período de pandemia da Covid-19, acrescentando que os jogos são um jeito bom de passar o tempo, um modo de socializar em casa de uma forma divertida.

Torugo pontua que, além do divertimento, muitos jogos proporcionam uma bagagem cultural. “Além de jogo ser mecanicamente interessante, alguns autores que conseguem pegar temáticas e incluir no jogo de forma que ele fique até mais fácil para que você compreenda as regras”, detalha.

A dona da Board4us Juliana Boasquevisque
A dona da Boards4U Juliana Boasquevisque. (Rudson Alves)

Entrando nas indicações, a capixaba Juliana mesclou jogos para diferentes faixas etárias. Entre eles, se destaca o “Dixit Odyssey”, um jogo de dedução em que cartas artísticas devem ser identificadas através de pistas. No jogo, os participantes vão acumulando pontos que fazem os seus peões se mexerem em um pequeno tabuleiro em direção à vitória. “Ele envolve bastante imaginação, mas os clientes adoram, que é um jogo simples", comenta. 

Boarquevisque também sugere que os interessados em experimentar jogos diferentes tentem o “Carcassonne”, que agita o mundo dos board games com as competições anuais. Ela também cita “Catan - O Jogo”, que tem como temáticas: civilização, economia e produção, e “Litle Town”, em que os jogadores se tornam os desenvolvedores de uma pequena cidade – ao estilo do game amplamente conhecido pelos usuários do extinto Orkut, o “Colheita Feliz”.

Para fechar suas indicações, Juliana sugere “Ticket to Ride”, nome idêntico à famosa canção dos Beatles. Nele, o objetivo é fazer a maior pontuação formando estradas de trem entre cidades da América do Norte. “Este é um jogo familiar e estratégico, ideal para quem está começando a se aventurar pelos jogos modernos. Ele tem uma boa dose de estratégia, mas, ao mesmo tempo, é simples de se apresentar para novos jogadores”, pontua Juliana, que atua no ramo desde 2018.

Já Torugo Prando, conhecido por suas avaliações de jogos e dicas no YouTube, reúne em suas sugestões de jogos que vão de alternativas para iniciantes aos jogos experts, aqueles que apresentam uma mecânica mais elaborada, o que leva a uma maior complexidade. 

Os mais simples indicados pelo capixaba são “Cryptid”; “Paper Dungeons” e “Mariposas”. No primeiro, Prando explica que o desafio dos jogadores é encontrar uma criatura lendária, mas cada um dos participantes tem apenas uma parte da localização. Já “Paper Dungeons” é um jogo brasileiro que pode ser jogado individualmente ou com até oito participantes, simulando uma aventura medieval clássica. E "Mariposas" se destaca por sua autora, Elizabeth Hargrave, que cria jogos com temática ecológica.

“On Mars” e “A Ilha dos Gatos” completam a lista de sugestões do especialista, que se dedica ao hobby há dois anos. Ambos de valores mais elevados, são opções consideradas avançadas. “Ele é para a galera que quer um desafio mais complexo”, comenta o youtuber sobre o primeiro, que desafia o jogador a colonizar Marte. Já “A Ilha dos Gatos” é mais versátil, pois possui um modo avançado e outro família, com menos regras e mais fácil de jogar.

Confira abaixo, na íntegra, os jogos indicados pelos especialistas:

1- DIXIT

DiXit
DiXit. (Reprodução/ Caixa "DiXit")

2- A ILHA DOS GATOS

A Ilha dos Gatos
A Ilha dos Gatos. (Reprodução/ Caixa " A Ilha dos Gatos")

3- TICKET TO RIDE

Ticket to Ride
Ticket to Ride. (Reprodução/ Caixa "Ticket to Ride")

4- PAPER DUNGEONS

Paper Dungeons
Paper Dungeons. (Reprodução/ Caixa "Paper Dungeons")

5-  CARCASSONE

Carcassone
Carcassone. (Reprodução/ Caixa "Carcassone")

6- CRYPTID

Cryptid
Cryptid. (Reprodução/ Caixa "Cryptid")

7- CATAN: O JOGO

Catan - O Jogo
Catan - O Jogo. (Reprodução/ Caixa "Catan - O Jogo")

8- MARIPOSAS

Mariposas
Mariposas. (Reprodução/ Caixa "Mariposas")

9- LITTLE TOWN

Little Town
Little Town. (Reprodução/ Caixa "Little Town")

10- ON MARS

On Mars
On Mars. (Reprodução/ Capa "On Mars")

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais