> >
Sem deixar a tradição, Encontro Nacional de Folias de Reis de Muqui será virtual

Sem deixar a tradição, Encontro Nacional de Folias de Reis de Muqui será virtual

A manifestação folclórica relembra a viagem dos três Reis Magos para presentear Jesus Cristo em seu nascimento. Com a pandemia do coronavírus, a celebração será exibida na internet

Publicado em 29 de novembro de 2020 às 15:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 30/12/2018 - ES - Muqui - Reportagem Especial Culturas. Folias de Reis - Editoria: Caderno Dois - Foto: Fenando Madeira - GZ
Folias de Reis de Muqui no ano de 2018. Dessa vez, a celebração será online. (Fernando Madeira)

O município de Muqui, na região sul do Espírito Santo, sediará mais uma vez o Encontro Nacional de Folias de Reis. A manifestação folclórica e religiosa ocorrerá entre os dias 3 e 5 de dezembro. Porém, diante da pandemia do Coronavírus, a festa sofreu algumas alterações em seu formato. Após 70 anos de tradição, essa será a primeira edição que acontecerá de forma digital, através da exibição das apresentações nos canais oficiais do evento.

Organizadora do encontro, Iná Abreu lamenta que, neste ano, grupos de outros Estados não conseguirão participar. Ela explica que  precisou reduzir o número de participantes por causa do contexto da pandemia e reforça que os grupos não sairão nas ruas, como acontecia nas edições anteriores. Por outro lado, o público poderá assistir o evento em suas casas, através das transmissões que serão realizadas no Youtube e Facebook.

Neste ano, 20 grupos do Espírito Santo participarão da festa (confira a programação completa no fim do texto). Os grupos de Muqui e dos municípios vizinhos à cidade sede - ApiacáAtílio VivácquaCachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul - farão apresentações numa lives, programada para o dia 5 de dezembro. De acordo com os organizadores, existirá um protocolo de segurança para não ocorrer uma possível propagação da Covid-19. Já os grupos de outros municípios gravarão antecipadamente as suas apresentações para serem exibidas no evento.

Iná acredita que a Folia de Reis em Muqui representa a identidade cultural do município e, por isso, realizar a festa tem uma importância para o povo local, que assiste à adoração aos Reis Magos desde 1950. “Nós estamos completando 70 anos de encontro. Não poderíamos deixar de fazer de jeito nenhum, né. É importante manter a tradição e não deixar interromper. Porque são 70 anos ininterruptos”, comenta a organizadora.

Data: 27/01/2019- ES - Muqui - Reportagem Especial Culturas. Folias de Reis - Editoria: Caderno Dois - Foto: Fenando Madeira - GZ
Folias de Reis em Muqui. (Fernando Madeira)

70 ANOS DE HISTÓRIA

A Folia de Reis é uma comemoração católica, que celebra a adoração aos Reis Magos e está ligada às festividades natalinas. No Brasil, a manifestação religiosa e cultural também é considerada uma manifestação folclórica.

Neste festejo, os participantes do reisado – como são chamados os grupos – saem pelas ruas caracterizados, cantando e tocando instrumentos. Eles passam de porta em porta, relembrando a viagem dos três Reis Magos para presentear Jesus Cristo em seu nascimento e pedem contribuições para a festa do santo no seu dia.

As bandas possuem duas características básicas: uma bandeira e um conjunto musical, que acompanham os foliões em suas andanças. Cada grupo é formado por 11 elementos representando os apóstolos, um Mestre da folia, um tipo de líder espiritual, e dois Palhaços, que representam Herodes e os soldados que perseguiram o Menino Jesus.

Data: 30/12/2018 - ES - Muqui - Reportagem Especial Culturas. Folias de Reis - Editoria: Caderno Dois - Foto: Fenando Madeira - GZ
Grupos saem às ruas caracterizados, cantando e tocando instrumentos. (Fernando Madeira)

O Encontro Nacional de Folias de Reis de Muqui é o maior e mais antigo do país, sendo realizado desde 1950 de forma ininterrupta. A festa tem origem europeia, já que a tradição começou no velho continente durante a Idade Média, e foi trazida ao Brasil pelos portugueses. No século XIX, as Folias ganharam força no país, principalmente em regiões ligadas à cafeicultura.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO

*Daniel Reis é aluno do 23° Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, sob orientação do editor Erik Oakes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais