Após mais de um ano fechado por conta da pandemia da Covid-19, o Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, volta a receber público já nesta quarta-feira (4). O retorno acontece com base no decreto do Governo do Estado do Espírito Santo, que flexibiliza medidas e permitem a reabertura de teatros, seguindo todas as normas de segurança sanitária, incluindo a redução de pessoas no recinto.
Assim, cinema e teatro vão receber até 40 e 274 pessoas, respectivamente. "A compra de ingressos acontecerá com até sete dias de antecedência, de terça a sábado, das 10h às 19h. A ocupação é de 50% dos lugares do teatro (de até 274 pessoas) sendo necessário respeitar as marcações de 1 metro de distância entre as cadeiras e uso obrigatório, durante toda a permanência, da máscara dentro das dependências do Centro Cultural", diz o comunicado do complexo cultural.
Com programação para crianças e adultos, o local sediará desde apresentações da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) até exibição de filmes e teatros infantis. A abertura fica por conta da Mostra Japão, que inicia nesta quarta (4) com obras que retratam, em tempos diversos historicamente, uma visão apocalíptica e distópica de um Japão em transformação pela chave da violência. A lista de animações vai desde "Gen, Pés Descalços" (1983) a "Ghost in the Shell" (1995).
"Famílias, casais, coabitantes e grupos de convivência podem reservar ingressos, escolhendo o filme para assistir dentre os títulos da nossa programação. Você também poderá retirar o ingresso minutos antes da sessão (havendo disponibilidade de lugares)", descreve o espaço, informando que as reservas podem ser feitas por este link.
Segundo a coordenadora de Cultura do Sesc Glória, Rita Sarmento, todos os ambientes do espaço foram adaptados com estrutura para distanciamento e com álcool em gel para os frequentadores. O uso de máscara também é obrigatório para quem for ao local.
“Nós já vamos retomar com todas as frentes culturais que o Sesc atua. Em breve, também vamos lançar um cadastro de artistas da música e das artes cênicas que tenham interesse em apresentar espetáculos no Sesc para podermos reunir esse pessoal. Será um cadastro simplificado para os projetos Cena Musical e Cena Local”, adianta.
A partir de quinta-feira (5), serão iniciadas as apresentações da Temporada Sinfônica 2021 da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. A partir das 19h, o ‘Quinteto Camburi’, formado pelos músicos Lucas Azevedo e Kedma Johnson (violinos); Daniel Amaral (viola); Felipe De Luna (violoncelo) e Felipe Medeiros (contrabaixo) e os solistas convidados Ricardo Lepre e Uriel Borges (trompas) apresentam obras dos compositores clássico e barroco, Telemann e Haydn.
Rita explica que, além das apresentações que já estão na programação, o local passará já a oferecer espetáculos do projeto Cena Musical e Cena Local, que ainda serão selecionados a partir de setembro deste ano até o primeiro semestre do ano que vem. Para completar, uma oficina de leitura para crianças também acontece já neste mês.
Ela também celebra que a expectativa dos colaboradores está nas alturas para voltar a receber o público. Para Rita, os frequentadores já têm se mostrado tranquilos para voltarem aos salões do Sesc. “A gente vê as pessoas pedindo, querendo voltar. E esperamos que a gente volte a ver o público lá. Todos estão na expectativa, inclusive os artistas, que querem muito voltar a se apresentar”, corrobora.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta