O verão de 2022 no Espírito Santo está garantido no quesito eventos. Segundo anunciou o governador Renato Casagrande, a partir do dia 8 de novembro, uma nova metodologia do Mapa de Risco estará em vigor.
Nela, regiões classificadas na recém-criada modalidade de risco muito baixo - definida pela cor azul no mapa -, poderão ter eventos com a ocupação total do espaço que é determinada pelo Corpo Bombeiros.
O público, no entanto, vai precisar comprovar estar imunizado contra a Covid-19 apresentando o passaporte da vacina.
"A região que alcançar risco muito baixo e a cidade que tiver um ponto livre de testagem das pessoas, poderão realizar eventos com a ocupação que o Corpo de Bombeiro definiu. Se o local comportar 10 mil pessoas, você poderá receber 10 mil pessoas", disse o governador nesta quarta-feira (6).
Segundo Casagrande, para alcançarem o nível de risco muito baixo, as regiões terão que alcançar metas de vacinação. "Para uma região alcançar o risco muito baixo, 80% da população acima dos 18 anos precisa estar vacinada com as duas doses, 90% da população dos adolescentes precisa ter a primeira dose e 90% dos idosos precisam estar vacinados com a terceira dose", explica.
Além de alcançar estes percentuais de metas de vacinação, os municípios destas regiões têm que ter um ponto de testagem livre para quem quiser fazer o seu exame contra Covid, até para quem não tem sintomas, assim como acontece hoje no Aeroporto de Vitória, na rodoviária e em outros locais.
O Espírito Santo conta com 10 microrregiões: Caparaó, Central Sul, Centro-Oeste, Rio Doce, Central Serrana, Litoral Sul, Metropolitana, Nordeste, Noroeste, Sudoeste Serrana. Segundo o governador, a região que passar para a matriz de risco muito baixo não voltará para os outras modalidades, a não ser que se tenha uma nova crise sanitária.
Ao mesmo tempo, as regiões que estiverem em risco baixo (cor verde) também terão mudanças para realização de eventos abertos e fechados.
"A partir de 8 de novembro, os municípios que estiverem classificados em risco baixo, a ocupação para eventos em locais fechados poderá ser de no máximo 50% da capacidade, com limite de 1200 pessoas... Todas as pessoas vacinadas", anunciou Casagrande.
"Esse limite de hoje é de 600 pessoas, estamos avançando para 1.200 pessoas, desde que não passe da ocupação de 50%. Se um cerimonial comportar 2.500 pessoas, ele pode colocar até 1.200 pessoas", completou.
Para locais abertos também está liberado limite de 50% da sua ocupação, desde que os espectadores estejam vacinados. "Se um ambiente aberto cabe 5 mil pessoas, a partir do dia 8 de novembro, estamos permitindo uma ocupação de 2.500 pessoas. Se você tem um grande espaço de eventos que cabem 10 mil, você poderá fazer evento para até 5 mil pessoas, todas vacinadas", destaca.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta