Repórter do Divirta-se / pvarga@redegazeta.com.br
Publicado em 29 de julho de 2021 às 16:04
O Stagione Invernale está em seus últimos dias. A programação de inverno de Santa Teresa, que neste ano acontece de forma virtual por conta da Covid-19, encerra neste sábado (31) com uma viagem pela cultura italiana. Assim, a prefeitura traz entrevistas com personalidades locais trazendo detalhes da história da cidade.
Nesta sexta e sábado, serão disponibilizadas as entrevistas com o biólogo Piero Ruschi, filho caçula do ambientalista capixaba Augusto Ruschi, Patrono da Ecologia no Brasil e fundador do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML), e com Dona Luzia Elena Thomazi Trajani. Os vídeos estarão disponíveis a partir das 20h de cada dia, respectivamente, no YouTube da Prefeitura de Santa Teresa.
"As entrevistas têm cunho cultural de resgatar a história do município e suas origens. Piero e Dona Luzia vão falar sobre quem foi Augusto Ruschi, como foi a criação do Piero e tudo sobre a tradição da família italiana", destaca o subsecretário de Cultura, Ronald Rodrigues.
"Nesse ano, a gente criou essas estações de data fixa para fazermos festas para o nosso calendário de eventos. A gente tinha feito algo parecido na Páscoa deste ano, que foi em abril inteiro, e também estamos fazendo ações nas comunidades nos intervalos de uma data comemorativa para outra, para não deixar as pessoas esquecerem que estamos trabalhando a cultura e o turismo", explica o secretário de Cultura de Santa Teresa, Rodrigo Brito.
Sobre o evento, o secretário corrobora que só tem o que comemorar: “O fato de não podermos fazer nada presencial nos levou a esse mundo digital das lives, que não vai acabar. E as entrevistas com os moradores antigos da cidade geraram engajamento forte nas redes sociais pelo resgate histórico do conteúdo”.
Rodrigo Brito
Secretário de Cultura de Santa TeresaRodrigo conclui que “o projeto foi muito legal” e ajudou a reduzir o número de turistas na cidade, neste momento de pandemia. O titular da pasta destaca que a cidade vem recebendo de 10 a 15 mil turistas por fim de semana, número que no passado já chegou a ser de 40 mil.
"A gente conseguiu manter um bom fluxo de turismo na cidade, mas sem aquele 'boom' que, neste momento, pode ser um risco. A gente manteve a visitação, atraiu novos turistas e a rede hoteleira, restaurantes e bares está comemorando. Ficou um turismo confortável para todos”, pondera.
De acordo com o secretário, tanto moradores quanto turistas se divertiram com a programação e oferta gastronômica que a cidade tem oferecido.
"A gente percebeu muito turista capixaba, de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia... Pessoas de várias regiões visitando e elogiando o serviço de Santa Teresa. Então a repercussão como um todo, do evento, foi positiva. Agora vamos preparar a primavera com algo parecido e a ideia é fazer isso em todas as estações do ano para não parar nunca. Desde programação cultural até decoração na cidade, o que visitar, incentivar o trade turístico a entrar nessa onda também. É algo que vamos construindo aos poucos", finaliza.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta