Em meio a pandemia do novo coronavírus e as incertezas sobre o fim da quarentena, uma notícia alegra o setor do teatro. O 12º Circuito Cultural Unimed está garantido e começa já na primeira semana de agosto com espetáculos gratuitos na internet.
Entre os dias 7 de agosto e 31 de outubro, seis espetáculos serão transmitidos pelo YouTube, Instagram e Facebook da WB Produções. A produtora capixaba está desde março com apresentações canceladas pelo surto da Covid-19. A saída virtual veio para movimentar as produções e a economia do setor, uma vez que todas as peças serão locais, incluindo elenco e equipe.
"Estamos eufóricos e felizes em poder voltar depois de quatro meses. Tivemos um parceiro que abraçou a ideia e vamos conseguir manter a ideia de fazer o circuito especial dessa forma on-line, mas movimentando o cenário cultural do nosso Estado", fala Bruna Dornellas, uma das sócias da WB Produções.
Segundo Bruna, o circuito vai gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos. Serão produtores, auxiliares, camareira, assessores, intérprete de libras, profissionais de vídeo, luz e som contratados mesmo que de forma reduzida. "A economia local está completamente parada", destaca a empresária.
São cinco grupos de teatros diferentes que são responsáveis por levar a alegria durante o circuito: Cia Teatro Urgente (Vila Velha), Cia Makuamba (Cariacica), Quebra Cabeça Cia de Teatro (Vitória), Grupo Ribalta (Vitória) e Grupo de Teatro Rerigtiba(Anchieta). A escolha dos espetáculos, priorizando os monólogos, visa a menor aglomeração possível se adaptando ao "novo normal".
Para começar, uma superprodução com o Convento da Penha como cenário. "Amor de Pai" é um musical inédito e exclusivo para o circuito que contará com nomes como a ex-The Voice Mariana Coelho, o vencedor do The Voice Kids Jeremias Reis, Renato Casanova, vocalista do Casaca Renato, e Luana Eva.
A peça será encenada no ponto turístico com transmissão no dia 7 de agosto, a partir das 17h30. A produtora destaca os cuidados com os colaboradores que estarão presentes, com todas as medidas necessárias: sem aglomerar, com máscara, e usando álcool em gel.
"Nossa primeira peça vai ser grandiosa e está ficando linda. Estamos com muita expectativa da sua repercussão e de voltar a nos comunicarmos com nosso público, mesmo que virtualmente", destaca Dornellas. "Este espetáculo foi pensado com muito carinho. E ter sua transmissão direto do nosso principal ponto turístico vai ser sensacional", conclui.
Agosto ainda terá mais um espetáculo. "O Canto da Guerreira - Uma homenagem a Clara Nunes" será apresentado do Teatro da Ufes, no dia 29. Depois as apresentações voltam no mês de outubro, com transmissões direto do Teatro da Ufes, em Vitória, e do Santuário José de Anchieta, no município do Sul capixaba.
Nesta fase, as peças serão voltadas para a criançada. Entre as produções estão: "Geladeira Mágica", "Dança das Emoções", "O Rei de Quase Tudo" e "Macakids, O Musical".
Além das apresentações gratuitas, o Circuito Unimed abraça causas importantes. Por meio de QR code disponibilizado durante as apresentações, as pessoas poderão ajudar famílias e instituições cadastradas no Movimento Saúde e Ação
Famílias do estado que moram em regiões de alta vulnerabilidade social, serão beneficiadas com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, máscaras de proteção, dentre outras formas de apoio. A compra de todos os produtos será realizada em comércios locais, priorizando os pequenos empreendedores. No site, quem for doar, escolhe dentre umas opções, para assim fazer a diferença e ajudar milhares de pessoas, sem sair de casa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta