IZA está com tudo. De acordo com a terceira edição da pesquisa Most Influential Celebrities, realizada pela Ipsos, a cantora é a celebridade mais influente do Brasil.
O ranking é sucedido pela modelo Gisele Bündchen, pela cantora Ivete Sangalo, pela vencedora da 21ª edição do Big Brother Brasil, Juliette Freire, e pela atriz global Jéssica Ellen, na quinta posição.
Essa é a primeira vez em três anos que os cinco primeiros lugares são ocupados apenas por mulheres.
"O fato de termos apenas mulheres no ranking é um reflexo da sociedade frente à necessidade de representantes femininas. Essas celebridades trazem o poder da representatividade de forma autêntica e são todas muito bem-sucedidas, o que reforça a importância deste atributo como um driver de influência. Ao se observar outras características comuns deste time feminino, vê-se que são mulheres que se posicionam e fazem uso do seu sucesso para gerar impacto positivo, com uma postura extremamente motivacional. Elas possuem, portanto, uma grande conexão com a audiência", analisa Cínta Lin, head de Creative Excellence na Ipsos.
Iza também aparece no top 3 de outra categoria: Diversidade, uma novidade na pesquisa. Nesta, Gloria Groove toma a dianteira, seguida por Iza, Pablo Vittar, Camilla de Lucas e Gil do Vigor.
O estudo também identificou os três nomes mais influentes em ascensão: a cantora Liniker (1º) e as influenciadoras digitais Jout Jout (2º) e Mari Saad (3º). Em contrapartida, a celebridade que apresentou menor poder de influência foi a rapper Karol Conká, considerada a “vilã” da última edição do Big Brother Brasil e massivamente criticada na web no decorrer e após o programa.
“A posição da Karol é reflexo da rejeição decorrente de seu comportamento no BBB 21 e que, posteriormente, levantou toda a reflexão sobre a cultura do cancelamento. Embora a artista esteja em um movimento positivo de aprendizado e tentando reconhecer e retomar atividades, o seu poder de influência foi reduzido e ela vai precisar reconquistá-lo aos poucos”, comenta Lin.
O objetivo do estudo é apresentar um panorama real do cenário para entender a importância das celebridades e como os consumidores se conectam e são influenciados por elas.
A pesquisa aconteceu entre os dias 01 e 07 de julho, quando 2 mil pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil foram cosultadas para avaliara 200 celebridades e influenciadores digitais em 9 categorias de influência: Sucesso, Comprometimento/Confiança, Modernidade, Alegria/Carisma, Autenticidade, Role Model, Beleza, Atitude Frente à Pandemia, e Diversidade. As duas últimas são novidades na pesquisa.
Ainda segundo a Ipsos, os 5 canais pelos quais as pessoas mais seguem as celebridades são o Youtube (74%), o Instagram (66%), o Facebook (54%), o Tiktok (46%) e a TV aberta (39%).
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