Massa: coloque o feijão de molho em água por seis horas. Retire as cascas e moa em um multiprocessador junto com a cebola e o sal. Bata a massa em um recipiente, com uma colher grande, até formar bolhas. Molde a massa na colher e frite em azeite quente.
Vatapá: corte a cebola e o pimentão em cubos. Ensope o pão no leite e bata no liquidificador. Frite o alho, junte a cebola e o pimentão, refogue o tempero e acrescente o creme de pão que foi batido no liquidificador. Leve ao fogo e mexa até soltar da panela. Junte o amendoim, a castanha, o camarão e o dendê ao creme de pão. Acrescente o leite de coco, deixe no fogo por mais cinco minutos e desligue.
Caruru: corte a cebola e o pimentão em cubos. Corte o quiabo e retire as sementes. Frite o alho e junte a cebola e o pimentão, refogue e acrescente o quiabo. Frite até diminuir a baba e vá acrescentando sal e água aos poucos, até cozinhar. Adicione o amendoim, a castanha, o camarão, o dendê, o leite de coco, o gengibre e a farinha molhada. Misture e deixe cozinhando em fogo brando por dez minutos.
Montagem: coloque 3 acarajés no prato e complete com o vatapá e o caruru para servir. Sugestão de acompanhamento: tomate, cebola e coentros picados. Molho de camarão com azeite de dendê e camarão frito.
Receita do bar e restaurante Regina Maris, em Vila Velha, que participa do festival Roda de Boteco em Casa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta