Se você já fez bolo alguma vez na vida, com certeza em algum momento a massa solou. Chato, né? Pois saiba que preparar um bolinho para o café pode parecer fácil, mas para deixá-lo perfeito, fofíssimo a ponto de desmanchar na boca, é preciso seguir algumas orientações.
A primeira delas é: antes de começar, organize os ingredientes. Minutos antes, retire da geladeira os produtos que vai usar, pois é fundamental que eles estejam em temperatura ambiente (a não ser que a receita indique qual ou quais devem ser usados gelados).
Respeite sempre as quantidades de ingredientes indicadas. Nada de apelar para o olhômetro! Você também deve misturar todos os ingredientes do seu bolo com delicadeza. Exemplo: bata a massa na mão, em movimentos circulares, de baixo para cima. Assim, você ajuda a manter nela as bolhas de ar que garantem um bolinho bem aerado e macio.
O fermento é o último ingrediente a ser acrescentado na receita. Chacoalhe o conteúdo para misturar todas as suas propriedades e vá colocando aos poucos, mexendo suavemente.
É muito importante preaquecer o forno por cinco minutos antes de começar a assar. Nem pense em abrir a porta antes da hora para checar se está pronto, pois o choque térmico prejudica o crescimento da massa. O mais indicado é esperar o momento em que sobe aquele maravilhoso cheirinho de bolo.
Outra dica: para saber se o bolo já assou, pressione com cuidado as pontas dos dedos no centro da massa. Se ela voltar ao tamanho normal, está pronto. Se afundar, precisa de mais uns minutinhos no forno.
Rendimento: de 10 a 12 fatias
Tempo de preparo: 30 minutos, em média
Nível: fácil
Receita cedida pela marca Tirolez.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta