Celebrado em 23 de setembro, o Dia do Sorvete festeja a iguaria criada há mais de quatro mil anos na China, quando uma sobremesa à base de leite e arroz congelou na neve, de forma acidental.
“Logo a ideia ganhou prestígio entre os nobres, que dispunham de leite, um item caro ao qual a população não tinha acesso, e também por poderem conservar a neve mesmo até o verão, usando câmaras frigoríficas subterrâneas”, explica o chef pâtissier Esteban Canessa.
Ao longo dos milênios, a invenção chinesa correu o mundo e ganhou o refinado toque italiano por volta de 1565, com a criação do gelato pelo arquiteto Bernardo Buontalenti. Em 1686, o chef Francesco Procopio dei Coltelli, também italiano, inventou a primeira misturadora para produção de gelatos.
No Brasil, o sorvete chegou por volta de 1835, com a rápida popularização de uma mistura de gelo e frutas vendida com horário marcado nas ruas do Centro do Rio de Janeiro - isso para que o produto não derretesse antes de os clientes chegarem.
Esteban explica que “gelato é a mistura líquida que vira pastosa mediante a ação simultânea de agitação e resfriamento, dando como resultado um produto semi-sólido e pastoso. Sua produção é comumente artesanal, com leite e frutas, sem adição de aromas, essências ou corantes. Já o sorvete, com produção massivamente industrial, utiliza esses aditivos e saborizantes. E existe ainda o sorbet, uma variedade do gelato feita com água, açúcar e frutas, sem derivados do leite, ovos e gorduras.”
Que tal preparar o seu próprio sorvete para comemorar o 23 de setembro de um jeito delicioso? Confira a seguir duas receitas e capriche!
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
MODO DE PREPARO:
Com informações do Senac e receitas do time de confeitaria do Senac RJ. Veja outras dicas saborosas em leia.ag/receitas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta