Um dos festivais gastronômicos mais tradicionais do Espírito Santo acaba de entrar para a lista de eventos cancelados na pandemia do novo coronavírus. Realizado há 14 anos sem interrupção, o Manguinhos Gourmet chegaria à sua 15ª edição entre os dias 19 e 27 deste mês de setembro, mas, em respeito aos protocolos sanitários e ao distanciamento social, foi adiado para 2021.
O cancelamento foi informado nesta quinta (17) pela Associação Comercial do Balneário de Manguinhos (ACBM), por meio de um comunicado nas redes sociais. De acordo com a presidente da associação, Elba Sanidei, ainda é preciso aguardar a chegada de uma vacina para que o evento ocorra com tranquilidade, nos moldes que fizeram dele um sucesso.
"O Manguinhos Gourmet é um festival de rua, que envolve uma grande circulação de pessoas. O protocolo de segurança nos estabelecimentos é rígido e precisamos respeitá-lo, pois a pandemia não acabou", destaca Elba, que comanda um restaurante no balneário e participa do evento desde a primeira edição, em julho de 2006.
Durante o Manguinhos Gourmet, restaurantes, bares, lanchonetes, cafeterias e docerias do balneário oferecem pratos específicos, criados para o evento, em dois formatos de porção: a tradicional, que pode satisfazer até quatro pessoas, e a de degustação, que permite ao visitante circular entre as casas participantes provando o maior número possível de receitas.
Além da gastronomia, o festival envolve a produção cultural de Manguinhos, promovendo visitação às galerias de arte locais. A participação dos artistas seria ampliada este ano, assim como as ações para preservação do meio ambiente e as opções de recreação infantil. "Faremos tudo isso em 2021, e a ideia é envolver também moradores que queiram cozinhar e servir os turistas em suas casas", completa Elba Sanidei.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta