> >
Lembra do Boi Lambeu? Veja a receita do petisco que deixou saudade

Lembra do Boi Lambeu? Veja a receita do petisco que deixou saudade

Combinação de língua bovina e batatas sauté era sucesso no extinto Balacobaco Bar, que funcionou na Praia do Canto entre 2003 e 2009. Petisco foi premiado em uma das primeiras edições do Roda de Boteco

Publicado em 16 de fevereiro de 2020 às 10:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Guilherme Ferrari)

MODO DE PREPARO:

Língua - em água fervente, faça um pré-cozimento da língua por cerca de 20 minutos. Em seguida, deixe esfriar para na sequência retirar toda a pele. Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho. Logo após, junte a língua (em peças inteiras) para dar uma leve dourada. 

Acrescente, então, os demais temperos e cubra tudo com água. Em fogo brando, deixe cozinhar por algumas horas até que a carne esteja bem macia. Retire a língua e reserve o caldo do cozimento.

Molho - O cozimento deverá ter desmanchado todo os temperos, mas, caso ainda existam partes inteiras, coe para extrair somente o líquido. Com o trigo e a manteiga, faça o roux (cozinhar farinha de trigo em manteiga derretida até formar um creme espesso e homogêneo). Em seguida, adicione o caldo até encorpar e acerte o sal. 

Fatie as línguas, regue com o molho e sirva com batatas sauté.

Rendimento:

  • 5 porções

Complexidade:

  • Média

Receita do chef Gustavo Corrêa

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais