> >
674 estabelecimentos do ES aderiram ao selo "Turismo Responsável"

674 estabelecimentos do ES aderiram ao selo "Turismo Responsável"

Município de Anchieta teve maior adesão durante a campanha e venceu o desafio, mas Vitória possui maior número de empreendimentos com o selo

Publicado em 2 de julho de 2021 às 16:47

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Agência de turismo é um dos segmentos avaliados no Recall de Marcas
Campanha incentiva o turismo seguro. (JCOMP/ Freepik)
Autor - Erik Oakes
Erik Oakes
Editor do Divirta-se / [email protected]

O Espírito Santo contabiliza a emissão de 674 selos "Turismo Responsável, Limpo e Seguro" em pouco mais de um ano de campanha, segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O programa, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, estabelece boas práticas de higienização para 15 segmentos do setor turístico e nos últimos quatro meses foram de campanha intensiva de incentivo direto com os municípios e empresários.

A adesão ao selo Turismo Responsável pode ser feita pela internet. Gratuito, o selo tem como pré-requisito estar regularizado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Feita a adesão, o estabelecimento passa a implantar os protocolos mínimos indicados à atividade, tem acesso à arte do selo, que deverá ser afixada em local de fácil acesso, sinalizando ao turista que o local segue as normas de prevenção e combate à Covid-19.

A iniciativa é vista como um incentivo para que consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da covid-19, posicionando o Estado (e o Brasil) como um destino protegido e responsável. 

DESAFIO

O desafio, realizado de fevereiro até o dia 30 de junho, consistia no aumento de estabelecimentos cadastrados no programa. O município de Anchieta alcançou o melhor desempenho e ficou em primeiro lugar na classificação.  No início do desafio, o município tinha 11 empreendimentos com o selo Turismo Responsável e fechou o período-limite com mais 94 selos emitidos, o que significa um aumento de 854,55%.

O município receberá da Setur um e-book sobre o destino, apoio técnico do Observatório do Turismo para a realização de pesquisa, camisetas e porta copos promocionais do Descubra o Espírito Santo.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destaca que o desafio foi uma motivação a mais para as equipes de turismo e empreendedores buscarem a certificação, que sinaliza ao turista que os empreendimentos estão seguindo as normas sanitárias tão importantes neste momento. “O aumento na adesão ao selo qualifica não só os municípios, mas o destino Espírito Santo, tornando nosso Estado ainda mais atraente e seguro para receber turistas de todas as partes”, enfatiza.

Alfredo Chaves e Domingos Martins, segundo e terceiro lugares respectivamente, também registraram um percentual muito positivo no aumento de adesões. Alfredo Chaves iniciou com três empreendimentos , conquistou mais 11 (+366,67%) chegando a 14 selos emitidos. Domingos Martins, em fevereiro, tinha sete e durante o desafio conquistou mais 25 chegando a 32, o que representa aumento de 357,14%.

Vale lembrar que apesar do crescimento e do primeiro lugar para Anchieta, o município é o segundo com maior número de estabelecimentos cadastrados. O campeão é Vitória com 150 inscrições, sendo que 132 locais já estavam no programa antes do desafio.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL

Vale lembrar que a adesão ao selo Turismo Responsável continua na internet. No site www.gov.br, o empreendedor tem acesso a todas as normas sanitárias elaboradas para as 15 atividades e pode fazer a adesão ao selo preenchendo os dados solicitados. Basta digitar no campo de preenchimento na página principal "Selo Turismo Responsável" e conferir as informações necessárias.

RESULTADO DO DESAFIO SELO RESPONSÁVEL

Este vídeo pode te interessar

*Com informações da Setur

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais