> >
Alfredo Chaves vira a Capital Capixaba do Turismo de Aventura; saiba o que fazer por lá

Alfredo Chaves vira a Capital Capixaba do Turismo de Aventura; saiba o que fazer por lá

Rapel, voo livre, trilhas e passeios de quadriciclos estão entre as atividades do município

Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 11:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alfredo Chaves tem pista e ventos propícios para saltos de parapente e voo livre. (Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves)

Alfredo Chaves é só comemoração. Na última semana, o município ganhou da Assembleia Legislativa o título oficial de Capital Capixaba do Turismo de Aventura. Tudo muito bem merecido, afinal esportes de aventura são o forte na região.

Para se ter uma ideia, Alfredo Chaves conta com três roteiros turísticos: Caminho das Águas, Vale da Aventura e o mais recente, 7 Maravilhas. Algumas pessoas podem se perguntar: "mas o que dá para fazer por lá?". Rapel, voo livre, trilhas a pé e de quadriciclo estão entre as atividades oferecidas.

Além das empresas responsáveis por oferecer as atrações, muito trabalho veio dos donos de hoteis, restaurantes e demais serviços para toda tranquilidade dos turistas.

"O município cresceu muito. Hoje temos lanchonete, pizzaria, pousadas. Antes, eram coisas mínimas", conta o secretário de Turismo e Cultura, Ricardo Silva Nascimento.

Ele detalha que a cidade possui 1.1165 leitos em 426 unidades de hospedagem, sendo a maioria pousadas. Sobre os esportes, ele explica que a maioria é oferecida na região da Cachoeira Engenheiro Rive, em Matilde, e na comunidade de Cachoeira Alta.

"Cachoeira Alta, onde a gente recebe estes esportes de aventura, é nosso carro-chefe em recepção do turista".

Tá interessado em se aventurar? Confira as opções.

Rampa de voo livre em Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves. (Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves)

VOO LIVRE

A rampa de voo livre da comunidade de Cachoeira Alta é muito procurada por ser propícia à prática de saltos de asa-delta e de parapente. Localizada a 5 km da sede, ela recebe até o campoenato estadual da modalidade. Se quiser "literalmente se jogar", veja as empresas que oferecem aulas e equipamentos.

Alfredo Chaves: circuito de trilhas pode ser feito em quadriciclos. (Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves)

QUADRICICLO

Ainda em Matilde, outra novidade são os roteiros de aventura pela região com passeios de triciclos e de quadriciclos. As empresa responsável têm pacotes especiais para o verão.

Túnel de Matilde, em Alfredo Chaves. (Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves)

TRILHAS

Ainda no interior do município é possível curtir trilhas entre matas e corredeiras em companhia das bikes. A aventura sobre rodas pode ser feita rm varios pontos do município: São Roque de Maravilha e Carolina por exemplo, são localidades que sugerem este tipo de aventura, devido sua geografia.

Rapel na cachoeira de Matilde é uma das atividades mais procuradas em Alfredo Chaves. (Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves)

RAPEL

A Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde, conta com rapel. Para se ter uma ideia, a descida é feita em um trecho de 45 metros, ao lado da grande queda d’água. Confira abaixo as empresas e instrutores que oferecem o serviço a turistas.

Alfredo Chaves recebe campeonatos estaduais de motocross. (Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves)

MOTOCROSS

Este vídeo pode te interessar

O esporte radical é praticado em pistas específicas ou em trilhas na região. O município oferece em várias regiões, uma geografia acentuada entre subidas e decidas, adequada para esta modalidade. Alfredo Chaves, inclusive, recebeu o Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e Supercross 2017. Quem curte desafiar os roncos dos motores, a dica é o “Encontro de Trilheiros” que acontece sempre no mês de julho. O ponto de largada rumo às belas paisagens e chegada; é o parque de exposições da cidade. O evento reúne muita gente e conta com shows musicais e sorteios de prêmios.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais