Um dos pontos privilegiados de Vitória para observar as belezas da Mata Atlântica, o Parque da Fonte Grande - localizado na região da Grande São Pedro - também abriu espaço para "respirar" cultura, especialmente com a promoção da exposição fotográfica "As Lentes Revelam a Riqueza da Vida em Nossa Floresta", que está sendo lançada pela Prefeitura de Vitória.
A mostra será colaborativa e sem fins lucrativos, portanto, se você visitar o local e se encantar com as belezas da fauna e da flora, basta fazer um clique para lá de especial e enviar sua foto até 31 de agosto para o e-mail fotopg35@gmail.com. Estão convidados a participar fotógrafos profissionais e amadores, podendo ser usada até aquela fotografia que você tirou com o celular mesmo.
A exposição faz parte das comemorações dos 35 anos de abertura do Parque da Fonte Grande e as imagens selecionadas serão impressas em papel fotográfico e comporão a mostra, cuja data de lançamento será definida futuramente. O material também vai participar de campanhas nas mídias sociais da prefeitura municipal.
Camarada, o "Divirta-se" entra no clima da mostra e propõe uma dica para a fotografia perfeita. Que tal clicar uma imagem nos novos mirantes inaugurados em maio (o Mochuara, Recanto da Floresta e Sumaré)?
Secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger afirma que a mostra também serve para despertar na população a necessidade de preservação da Mata Atlântica.
"Queremos que os moradores de Vitória conheçam mais o parque, entendam a importância dele para a cidade, protegendo as encostas do Maciço Central de Vitória e garantindo abrigo para diversos animais e plantas. Assim, as pessoas vão contribuir naturalmente para a preservação da Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade", aponta.
"O objetivo é reunir os diferentes olhares sobre o parque, desde detalhes da vegetação, da fauna silvestre, até o visual da cidade que os frequentadores gostam tanto de fotografar e compartilhar", complementou a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Juliana Sardinha.
Uma das principais unidades de conservação de Vitória, o Parque da Fonte Grande - cuja entrada principal fica no bairro Grande Vitória - chegou a registrar uma média de 50 mil visitantes por ano antes da pandemia da Covid-19.
Ao longo de seus 218 hectares, equivalente a mais de 200 campos de futebol, podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. Nas encostas, estão localizadas várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego. O espaço é ótimo para fazer trilhas, tirar belas fotografias ou mesmo manter um contato contemplativo com a natureza.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta