> >
Abacaxi que seria descartado vira pizza, salgados e doces em Marataízes

Abacaxi que seria descartado vira pizza, salgados e doces em Marataízes

Após sofrer com prejuízo decorrente da seca e com a produção de frutos pequenos, reaproveitamento da fruta garante uma renda a mais pelas mãos de lavradoras e esposas de agricultores

Publicado em 31 de agosto de 2023 às 11:33

Lavradoras e esposas de agricultores do ES aproveitam abacaxi que perderam valor comercial

Para recuperar um reinado que vem enfrentando uma crise nos últimos tempos em Marataízes, na Região Sul do Espírito Santo, o abacaxi deixou de ser comercializado apenas in natura para ser utilizado de outras formas. Lavradoras e esposas de agricultores estão aprendendo como reaproveitar a fruta em receitas de doces, salgados e até pizzas e, desse modo, garantindo uma renda extra. 

O produtor José Brandão sabe bem dos prejuízos recentes com as plantações da fruta no município, que é o maior produtor de abacaxi no Espírito Santo.

“Ano passado, nós tivemos perda de aproximadamente 50% da produção. Houve produtor com 100% de prejuízo devido à seca; foram quase sete meses sem chuva”, explica.

Com o fim da estiagem, a expectativa é que, neste ano, a safra seja melhor, mas, segundo Brandão, em toda a colheita, existe a perda de alguns frutos, ora porque tem broca (bicho), ora porque estão em tamanho menor do que o indicado para venda.

Mas, para reduzir o prejuízo, agora Marataízes conta com mais uma opção de mercado para os produtores de abacaxi. A fruta, mesmo aquela que não cresceu o suficiente para ser comercializada, vira o ingrediente principal de geleias, docinhos, salgadinhos para festa e até casadinho.

Curso de capacitação

Para fazer o reaproveitamento do abacaxi, um curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), prefeitura e associações, no qual agricultoras aprendem mais de 30 receitas. Esses conhecimentos oferecem, a elas, a possibilidade de aumentarem a renda familiar quando a venda da fruta está em queda.

Kelly realiza as explicações sobre a receita da pizza de abacaxi para as outras mulheres
Instrutura explica para outras mulheres como utilizar o abacaxi em variadas receitas  Crédito: Reprodução/TV Gazeta

As lavradoras participantes aprovam a capacitação, sobretudo por ser um complemento de renda.

"A gente faz o curso não é para ficar somente aqui, a gente quer também fazer algo que venha favorecer as famílias. Não é para a gente fazer só em casa; o município também é favorecido"

Regiane Alves

Lavradora

Com informações da TV Gazeta

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

ES Sul Renda Extra Mulher Empreendedora Empreendedorismo Feminino

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais