A Região Serrana do Espírito Santo é um dos destinos preferidos de quem quer passear durante o inverno capixaba. Neste clima de friozinho, um programa caiu no gosto dos turistas: a colheita de morango em propriedades rurais. Em Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins, o turista tem a possibilidade de comprar o morango, escolhendo a fruta ainda no pé.
Como a programação tem atraído cada vez mais pessoas, principalmente famílias com crianças, os produtores de morango estão ampliando as opções de serviços e a estrutura para receber os visitantes. Em algumas propriedades, obras estão sendo realizadas para que o turista tenha outras experiências, como opções de lanches, sobremesas, café e produtos caseiros.
A forma do plantio do morango também varia entre as lavouras, e é possível encontrar os pés de morango suspensos. O visitante não precisa abaixar para colher os frutos no chão.
Os produtores também se organizam para que a colheita possa acontecer durante todo o ano, ou na maior parte dos meses. Em alguns casos, o morango é plantado dentro de estufas, em escalas preparadas para futificar em épocas diferentes.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o morango é uma das frutas vermelhas de maior importância socioeconômica para a Região Serrana do Estado e as temperaturas amenas favorecem o cultivo do fruto. Além de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio são considerados como a região do Polo de Morango no Espírito Santo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta