1º lote do IR: clientes da Caixa seguem sem receber restituição após 4 dias
Com pagamento previsto para a última sexta-feira (31), nem todos os contribuintes foram contemplados com os valores em conta, o que deixou milhares de brasileiros na bronca
Publicado em 4 de junho de 2024 às 09:28
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Agência da Caixa Econômica Federal em Vitória. (Fernando Madeira)
A saga continua. Quatro dias após a data marcada para o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024, milhares de brasileiros ainda reclamam que não receberam o dinheiro que deveria ser enviado pela Caixa Econômica Federal.
Como previsto, o pagamento do primeiro lote da restituição estava marcado para a última sexta-feira (31). Entretanto, nem todos os contribuintes foram contemplados com os valores em conta, o que deixou os brasileiros na bronca com a instituição financeira.
A saga até aqui:
Sexta-feira (31): mais de 5,5 milhões de brasileiros deveriam receber a restituição. Ao longo do dia, muitos não receberam e queixas tomaram conta das redes sociais. A Caixa, até o fim de sexta-feira, não havia dado um parecer sobre os atrasos;
Sábado (1º): com a expectativa da restituição via Pix, muitos brasileiros ficaram na esperança de receber os valores no fim de semana. Entretanto, o atraso se manteve e mais reclamações foram registradas. Na data, a Caixa informou que o “pagamento estava sendo regularizado”, mas não esclareceu a causa do problema, nem quantos clientes foram afetados;
Domingo (2): ainda com uma enxurrada de reclamações, alguns pagamentos começaram a ser registrados, mas sem correção dos valores com a taxa Selic diante do atraso, o que gerou nova indignação aos contribuintes;
Já na manhã desta terça-feira (4), a reportagem constatou mais reclamações perante ao atraso e a falta de orientação dos atendentes bancários em contatos on-line. Nas redes sociais, os clientes do banco relatam "desrespeito", "desprezo" e "dor de cabeça" diante da confusão.
São 4/01 e mamãe ainda não recebeu a restituição do imposto de renda que deveria ter sido paga em 31/05. Absurdo! A @Caixa não dá uma satisfação sequer.
@Caixa@AGazetaES@ReceitaFederal Atualizando: Dia 04/06/24 Não caiu meu pix da Restituição do Imposto de Renda que deveria ter caído em 31/05/24. Mais um dia de desprezo ao contribuinte.
A reportagem de A Gazeta tentou, pela quarta vez, contato com a Caixa Econômica Federal, a fim de esclarecer o ocorrido.
Nota da Caixa Econômica Federal
A Caixa informa que o crédito via PIX do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está regularizado e disponível em conta para maioria dos clientes. O banco está focado em resolver os casos residuais. A Caixa orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking.
Apesar do posicionamento sobre a regularização para a "maioria dos clientes", o banco não esclareceu os demais questionamentos da reportagem (veja abaixo).
O que ocasionou o atraso?
Dos que receberam, há reclamações do não pagamento dos juros; isso será regularizado? Por qual motivo os juros não foram pagos?
Há um levantamento de quantos clientes foram afetados? (Pedimos números nacionais e também detalhados do Espírito Santo);
Quantos clientes ainda estão sem receber?
Há um novo prazo para os pagamentos?
Em caso de retorno do banco sobre esses questionamentos, o texto será atualizado.