O Espírito Santo recebeu ao longo da manhã deste sábado (3) mais de 179 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Antes das 9h, segundo o Ministério da Saúde, o Estado já havia recebido 44.460 doses da Pfizer e 71.950 da Janssen.
Por volta das 10 horas, chegaram as 62.750 doses da Astrazeneca. Todos os imunizantes foram encaminhados pelo Ministério da Saúde e foram recebidos no Aeroporto de Vitória. O transporte foi realizado pela Latam, dentro do programa Avião Solidário criado pela empresa durante a pandemia.
As vacinas da Janssen são ministradas em dose única. Já os imunizantes da Pfizer serão destinados à aplicação de primeiras doses no público geral por faixa etária.
As vacinas da marca AstraZeneca, produzida em parceria com Fiocruz, terão duas funções: atender ao público que ainda não se vacinou, de acordo com a ordem de idade estabelecida pelo Estado e pelo governo federal, e também ser usada para aplicação da segunda dose em idosos de 60 a 64 anos, de trabalhadores da saúde, das Forças de Segurança e Salvamento e de trabalhadores da Educação.
Todas as doses que chegam ao Espírito Santo são levadas para a Rede Estadual de Frio, na Capital. Depois serão distribuídas aos municípios, que são responsáveis pelos agendamentos.
Ainda segundo a Sesa, a distribuição das doses será na segunda-feira (5). Os municípios que tiverem abaixo dos 80% na taxa de utilização das doses receberão 50% das doses destinadas. Na data, a Sesa vai levantar quais são esses municípios e quantas doses vão pra cada.
Os demais 50% ficarão guardados na Rede Regional de Frio para entrega até o município atingir a meta definida. A medida visa garantir a aplicação das vacinas em tempo hábil.
De acordo com nota enviada neste domingo (4) pela Sesa, a distribuição das vacinas se dará da seguinte forma, para três regiões de saúde do Estado:
O transporte dos imunizantes é feito pelo programa Avião Solidário da Latam. A empresa informou que desde janeiro, quando a campanha de imunização teve início, o programa já movimentou gratuitamente 54,5 milhões de doses a bordo de 706 voos. O volume corresponde a mais da metade de todas as vacinas movimentadas pelo setor aéreo no Brasil.
A Sesa enviou nota sobre a distribuição das doses. O texto foi atualizado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta