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3ª via: entenda obra para desafogar trânsito entre Serra e Vitória

3ª via: entenda obra para desafogar trânsito entre Serra e Vitória

Obras devem começar no ano que vem e contar com financiamento de banco internacional, segundo a Prefeitura da Serra

Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 12:06

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João Barbosa
Repórter / [email protected]

Antiga promessa de diferentes administrações da Serra e de Vitória, a nova via de acesso entre as duas cidades deve começar a sair do papel a partir de 2025. A ligação intermunicipal faz parte de um complexo de obras voltadas para melhorar a fluidez do trânsito na Rodovia Norte Sul. Um dos principais objetivos da obra, que vai contar com elevados, viadutos e ciclovias, é desafogar os dois acessos existentes entre os municípios vizinhos: a Rodovia das Paneleiras, que leva à BR 101, e a própria Norte Sul.

Como serão as obras?

Projeção mostra como deve ficar a região do Terminal de Carapina com as obras
Projeção mostra como deve ficar a região do Terminal de Carapina com as obras. (Prefeitura da Serra)

Segundo a Prefeitura da Serra, a primeira etapa da obra contempla a construção de viadutos, vias expressas e elevados para que o trânsito da região da Norte Sul — ponto crítico do tráfego entre Serra e Vitória — seja desafogado.

De acordo com o projeto inicial, as intervenções devem começar na Avenida Brasil, no bairro Novo Horizonte, onde vias expressas serão construídas às margens da ArcelorMittal, cruzando o bairro Jardim Limoeiro e se conectando a ruas paralelas e novas vias construídas nas imediações do Terminal de Carapina e na entrada da siderúrgica.

Com as intervenções, quem dirige na BR 101 ou nas ruas internas de Carapina, com sentido a Vitória, poderá entrar na Avenida dos Metalúrgicos e acessar a nova via pela Rua Castelo ou pela Rua Nelcy Lopes Vieira, conectando-se à Rodovia Norte Sul e à via que será construída contornando o bairro Manoel Plaza.

Bairro Manoel Plaza deve ser contornado pela nova via
Bairro Manoel Plaza deve ser contornado pela nova via que será construída. (Prefeitura da Serra)

Na altura da Rua Q, em Manoel Plaza, os motoristas poderão virar à direita e acessar a Norte Sul, descendo até a Capital no trajeto já existente próximo ao Shopping Mestre Álvaro.

Na região, a Serra também projeta a construção de um mergulhão, com o auxílio do governo do Estado, para que o trânsito não fique congestionado no cruzamento atual. Sendo assim, quem transita pela Avenida João Palácio e pela Avenida Rio Amazonas não precisaria mais aguardar o sinal vermelho para cruzar a Norte Sul.

Nova conexão com Vitória ainda é desenhada

Após a primeira etapa das obras, uma nova fase de intervenções deve conectar a nova via até Jardim Camburi, em Vitória. O projeto, entretanto, ainda é desenhado pela Prefeitura da Serra e depende de aprovações junto à ValeArcelorMittal e com a preefeitura da Capital

De acordo com esboços para a segunda fase aos quais a reportagem de A Gazeta teve acesso, para o motorista que dirige de Vitória até a Serra, o trajeto deve ser o seguinte: ao fim da Avenida Dante Michelini, nas imediações do condomínio Atlântica Ville, a Avenida Munir Hilal, a Rua José de Anchieta Fontana e a Avenida Manoel Nunes do Amaral devem ser vinculadas à nova via, conectando-se com a Rua Deputado Otaviano Rodrigues de Carvalho, que dá acesso ao Colégio Salesiano.

Dali, já contando com a abertura de novas vias, a obra deve cruzar áreas da Vale e da ArcelorMittal, contornando os bairros De Fátima, Carapina e Hélio Ferraz, até as margens da nova pista que vai contornar o bairro Manoel Plaza.

Procurada pela reportagem de A Gazeta a respeito desse projeto viário, a Prefeitura de Vitória informou que a Serra ainda não procurou a Capital para tratar das obras previstas na região de Camburi. Entretanto, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Vitória “está aberta ao diálogo em prol da melhoria e da mobilidade, para garantir que o projeto atenda às necessidades da região e beneficie a população”, diz a nota.

Promessa antiga, recurso novo…

A terceira via para conectar a Serra até Vitória é uma antiga promessa da administração serrana. Documentos de 2009 vinculados à Prefeitura da Serra já tratavam do assunto, que nunca saiu do papel. Entretanto, a nova expectativa é de que o contrato para execução das obras seja assinado em 2025.

Segundo a Secretaria de Obras da Serra (Seob), o projeto está na fase final e, quando concluído, será encaminhado para licitação. A partir daí, a empresa vencedora passará a ser responsável pela execução, que deve contar com um crédito de US$ 57,6 milhões (cerca de R$ 345 milhões, na cotação atual) oriundo do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, da sigla em inglês, New Development Bank).

O Senado Federal aprovou na última terça (17) o relatório do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que autoriza a garantia da União para o município da Serra e o governo do Estado contratarem os recursos.  Com o aval dos parlamentares, o próximo passo é a realização do projeto executivo e a licitação das obras.

"A obra vai melhorar a mobilidade, ligando Jardim Camburi à Carapebus, e também vai criar novas oportunidades para o crescimento da Serra, valorizando a orla da cidade”, destaca Contarato.

Segundo o prefeito Sergio Vidigal (PDT), a obra deve gerar melhorias no trânsito e na economia das regiões por onde vai passar. “A valorização do metro quadrado no litoral [da Serra] ainda é inferior à da região central da cidade, e a atividade econômica na área é pequena. Além disso, a mobilidade urbana é um desafio para quem se desloca entre Vitória e o nosso litoral. Por isso, melhorar a mobilidade e requalificar o litoral para atrair investimentos de maior valor agregado são objetivos fundamentais”, disse Vidigal em conversa com A Gazeta.

Segundo o prefeito, a obra vai passar pelas áreas da Vale e também pelo complexo da ArcelorMittal. Questionadas pela reportagem sobre a aprovação de detalhes do projeto, as empresas se limitaram a informar que “há diálogo com o município sobre o tema”.

“Estamos na fase final do processo, aguardando aprovação da Fazenda e autorização do Senado para a operação de crédito internacional. A obra provavelmente não começará este ano, apenas após a assinatura do contrato, que deve ocorrer em 2025”, explica Vidigal.

Segundo os primeiros detalhes do projeto, a obra também deve cruzar áreas verdes nas duas cidades. De acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), até o momento, “não foi aberto requerimento sobre a referida obra”.

Além do complexo de obras entre Serra e Vitória, o crédito internacional também pode ser destinado à construção de vias para melhorar o trânsito entre os Civits I e II, polos industriais da Serra que poderão ser conectados com a BR 101 e a Avenida Norte Sul, desviando o trânsito de caminhões pesados que atualmente passam por bairros residenciais.

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