Uma carga com 66 mil latões de 473 ml de cerveja foi apreendida em Vila Velha, na tarde de quarta-feira (3), dentro de uma empresa que foi alvo de fiscalização da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz). De acordo com a pasta, a mercadoria não tinha nota fiscal e o estabelecimento não tinha inscrição estadual. O responsável foi multado em R$ 234 mil.
Segundo a Sefaz, a equipe de auditores fiscais da Subgerência Fiscal da Região Metropolitana, responsável pela ação, constatou que a empresa estava armazenando mercadorias sem notas fiscais por meio do monitoramento realizado pelo Cerco Inteligente da Secretaria, que conta com equipamentos de alta tecnologia e que geram informações em tempo real.
Segundo o auditor e gerente fiscal, Lucas Calvi , uma das aplicações do sistema é o combate à evasão fiscal por meio do confronto com a base de dados dos documentos fiscais eletrônicos para a identificação de veículos de carga que estejam trafegando sem nota fiscal.
"O sistema foi idealizado para garantir a segurança dos capixabas e evitar a evasão de recursos e fraudes fiscais. Esse trabalho de fiscalização é importante para combater a concorrência desleal, que prejudica as empresas que trabalham de forma correta e traz prejuízos para o estado", disse o auditor fiscal.
Além dos latões apreendidos, os profissionais contabilizaram outras 165 mil latas e garrafas de cerveja na empresa para um posterior levantamento quantitativo-físico. Algumas estavam com e outras sem documentos fiscais. No entanto, esses produtos ainda não foram apreendidos.
Com informações de Viviann Barcelos e Vitor Ferri do G1 ES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta