O WhatsApp, plataforma de mensagens instantâneas da Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, lançou nesta quarta-feira (13) um novo recurso chamado Canais. Com a ferramenta, o usuário vai poder buscar os perfis preferidos para seguir, a exemplo do que é feito em outras plataformas, como o Telegram. A Gazeta saiu na frente e já tem Canais no ar: um de notícias e um exclusivo sobre empregos. Saiba, abaixo, como acessá-los.
Os canais ficam separados das conversas. "Quem você escolhe seguir não fica visível para outros seguidores. Além disso, protegemos as informações pessoais de administradores e seguidores", explica o comunicado da empresa. Diferentemente dos Grupos, em que é possível saber a identidade dos outros participantes, nos Canais os seguidores não terão acesso a essa informação, ainda que outra pessoa da lista de contatos siga o mesmo canal, conferindo mais privacidade na troca de mensagens.
Primeiro, é preciso conferir se o aplicativo do WhatsApp está atualizado. Para isso, vá até a loja de aplicativo do seu aparelho (Play Store, em dispositivos Android, e AppStore, no iOS). É possível que o recurso ainda não esteja disponível para o seu dispositivo. Nesse caso, ao tentar acessar, uma mensagem aparecerá na tela informando "os canais ainda não estão disponíveis para você. Avisaremos você quando o recurso estiver disponível."
Se você chegou até aqui, vamos dar um caminho fácil. É só clicar aqui para acessar o canal de "Espírito Santo - A Gazeta", e ficar por dentro das principais notícias do Estado. Ou aqui para acessar o canal "Concursos & Empregos ES", com conteúdo sobre carreiras.
Mas uma das vantagens da nova ferramenta é, justamente, não precisar de um convite. É possível fazer uma busca pelo nome, ou assunto de interesse, e ingressar para receber o conteúdo. Na parte inferior da aba "Canais", vá até "Mostrar Tudo" que fica à direita de "Encontrar Canais".
Agora, é só digitar alguma palavra-chave relacionada ao conteúdo de interesse. Para receber notícias sobre o Estado, é só digitar "Espírito Santo" ou "A Gazeta". E fique atento ao selo de verificação para ter certeza de que está na página oficial.
No momento em que esta matéria estava sendo escrita, cerca de 1.700 pessoas já estavam seguindo a página com notícias do Espírito Santo no novo serviço da Meta. O editor de distribuição de A Gazeta, Danilo Meirelles, lembra que o portal também esteve à frente em outras estratégias para fazer com que a informação de credibilidade chegasse de maneira mais rápida aos leitores.
"Nós fomos os primeiros a trabalhar com os grupos de WhatsApp para notícias aqui no Espírito Santo e, durante a pandemia, este foi um dos principais meios de distribuição do conteúdo confiável e atualizado sobre a Covid-19. Nós criamos os primeiros grupos para envio de informações logo que a OMS decretou a pandemia e os primeiros casos surgiram no Estado. Em poucos dias, enchemos 41 grupos. O diferencial de produzir conteúdo em português fez a gente receber muitas pessoas de Moçambique, onde as informações sobre a pandemia ainda eram pouco encontradas", lembra Danilo.
Até grupos indígenas do Amazonas enviaram agradecimentos à equipe por manter os grupos atualizados com informações sobre a pandemia. Hoje, milhares de pessoas recebem notícias do Estado pela plataforma. "Posteriormente, com o fim da pandemia, os grupos começaram a receber informações gerais do Espírito Santo. Atualmente, quase 25 mil pessoas recebem informações de A Gazeta direto no WhatsApp", ressalta o edito
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta