Devido à onda de calor que atinge o Espírito Santo desde a semana passada, cinco municípios já estão com a capacidade dos mananciais comprometida, segundo alertou a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). Atualmente em estado de alerta, são eles: Pinheiros, Montanha, Nova Venécia, Conceição do Castelo e Ponto Belo – enquadrados como o de maior risco para um possível desabastecimento.
A situação é observada sobretudo nas localidades abastecidas por córregos. É o caso, por exemplo, do distrito de São João Sobrado, em Pinheiros, no Norte do Estado, que apresentou falta d'água por 15 dias. Para amenizar o problema, foram utilizados caminhões-pipa, e a expectativa era que o abastecimento fosse normalizado ainda nesta quinta (16).
A assessora da diretoria Operacional da Cesan, Jouze Ferrari, explicou que esse cenário foi provocado pelo alto consumo de água nos últimos dias, além da falta de chuvas. "Havia a expectativa de que chovesse neste início de novembro, como tradicionalmente ocorre, todos os anos, mas não aconteceu", afirmou.
Embora apresentem uma melhor condição, outros 48 municípios também podem enfrentar problemas de abastecimento. O alerta da própria Cesan é válido para os próximos meses, com a aproximação do verão.
Na Grande Vitória, a principal preocupação é com o Rio Jucu, que abastece Vila Velha, Viana e Cariacica. Conforme divulgado pelo colunista de A Gazeta Leonel Ximenes, a atual vazão atual dele é de 8.060 litros/segundo, sendo que a considerada crítica é de 6.260,04 litros/segundo. No início do mês, estava próxima de 25 mil litros/segundo.
De acordo com a assessora, o segundo maior rio da região, o Santa Maria, ainda não apresentou uma redução significativa.
"Estamos trabalhando em plena capacidade. Isso acaba gerando uma maior demanda, mas estamos conseguindo manter as operações. Mesmo assim, requer muita atenção, e o consumo exagerado de água deve diminuir", frisou Jouze Ferrari.
Ainda segundo a Cesan, algumas medidas devem ser tomadas para evitar que o quadro se torne crítico e afete diretamente o dia a dia da população. Investimentos já estão sendo realizados pela companhia, como a compra de novos carros-pipa (veja abaixo):
Ações previstas pela Cesan:
Jouze Ferrari também orienta que a população se conscientize e busque economizar água. "Nos municípios do interior, sempre chamamos a atenção para a irrigação, por exemplo. Também vale a pena citar a lavagem excessiva de calçadas, a necessidade de banhos mais curtos; enfim, evitar o desperdício", disse.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta