Em um ano, o número de acidentes envolvendo motocicletas na Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha, no Espírito Santo, caiu 27%, segundo a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), que assumiu a gestão da via em dezembro do ano passado. Quando contabilizados todos os tipos de veículos, também houve queda, mas em um percentual menor, de 21%.
O período coincide com a inauguração das obras de ampliação da estrutura, que passou a contar com três faixas em cada sentido. Uma delas, a Linha Verde, é exclusiva para motos, ônibus, táxis, veículos de emergência e caminhões.
Desde dezembro de 2023, a via também não tem mais pedágio. Conforme a companhia, um ano após o fim do pagamento não foi registrado um aumento significativo de usuários, com cerca de 3,5% de veículos a mais trafegando na Terceira Ponte. Atualmente, passam em média 87 mil veículos diariamente pela Terceira Ponte.
Apesar do aumento, foi constatada uma redução no número de acidentes, o que se estende ao longo de todo o trecho da Rodovia ES 060, conhecida como Rodovia do Sol, também sob administração da Ceturb.
Em todo o trecho administrado pela Ceturb, foi verificada uma redução de 9% no número de acidentes no geral, se comparado aos períodos de janeiro a novembro de 2023 e 2024. Já na Terceira Ponte a redução é de 21% no geral e de 27% nos acidentes envolvendo motociclistas.
“Nossos próximos passos incluem a ampliação da rede de ciclovias, a melhoria da sinalização e a implementação de novas tecnologias para otimizar a gestão do tráfego. Acreditamos que, com o apoio de todos, poderemos transformar a Rodovia do Sol e a Terceira Ponte em modelos de eficiência e segurança para todo o País", disse o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes.
Apesar da redução, a Terceira Ponte registrou acidentes graves envolvendo motociclistas em 2024, como o caso de Glênio Alves, arremessado da Terceira Ponte após ser atingido por um carro no dia 12 de junho. A motorista de um veículo invadiu a faixa exclusiva para motos, ônibus e táxis, e acabou atingindo a moto de Glênio.
Com o impacto, o motociclista foi arremessado para fora da estrutura da ponte e caiu na Rua São Paulo. Imagens registradas por testemunhas mostram o homem no chão, desacordado, cercado por populares, e na calçada da rua. A moto continuou na ponte. (Veja as imagens abaixo).
No dia 27 de novembro, uma moto e um carro colidiram e o motociclista foi lançado da ponte indo parar na Ciclovia da Vida. Após a queda, ele foi resgatado por populares. O motoboy Paulo César Santana de Oliveira, precisou ficar ser afastado do trabalho por conta do acidente.
Segundo Paulo César, a motorista do carro teria entrado na linha verde e, ao mudar de faixa, teria colidido com a moto dele. A Linha Verde é a faixa à direita da Terceira Ponte, destinada a ônibus e motos. Táxis, carros de serviço, como viaturas e ambulâncias, e caminhões têm uso preferencial nessa via.
Mais recentemente, no dia 6 de dezembro, um motociclista de 26 anos morreu em um acidente na Terceira Ponte. Segundo a Ceturb (Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória) — que administra a estrutura, o piloto colidiu contra a traseira de um veículo que estava parado, em pane, na altura da Praia da Costa, sentido Vila Velha. O trecho estava sinalizado, segundo a companhia.
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