Os 32 adolescentes internados na Unis Norte, em Linhares, que testaram positivo para a Covid-19, estão curados. Nas 13 unidades no Estado destinados a socioeducandos, há 570 jovens, e apenas 4 infectados pelo novo coronavírus e que ainda permanecem em tratamento.
A Unis Norte foi a que teve o maior número de adolescentes com resultado positivo para a doença, com registro do dia 25 de junho. Ela faz parte do complexo da Região Norte do Estado destinado a socioeducandos, e que conta ainda com a Unip Norte, voltada a apreensões de menores em situação provisória. Na ocasião, um terço dos internos apresentavam a doença.
Desde então foram testados todos os 94 adolescentes lá internados, dos quais 32 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus e outros 62 negativaram. Após o período de isolamento respiratório e tratamento, todos se recuperaram. Os dados são desta sexta-feira (17).
Na ocasião, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) informou que a testagem em massa de todos os jovens foi utilizada como estratégia de prevenção e controle do vírus no local. Medida adotada como necessária após avaliação junto à Secretaria Municipal de Saúde de Linhares (Semus), informou por nota, acrescentando que os jovens que positivaram foram encaminhados ao isolamento na própria unidade.
Segundo o Iases, todos os adolescentes da Unidade de Internação Norte, em Linhares, curados já retornaram ao convívio na unidade, mantendo as práticas de higienização e distanciamento social.
O segundo maior volume de testes para o novo coronavírus foi realizado na Unis de Cariacica, na Região Metropolitana. Foram testados 34 jovens, dos quais 8 apresentaram resultado positivo para a doença. Outros 14 deram negativo e 9 ainda estão em análise. Outros três tiveram liberação médica.
Na Unip I, também em Cariacica, foram realizados 21 exames, dos quais 10 adolescentes positivaram para Covid-19. Seis deles já estão recuperados e quatro ainda permanecem em isolamento.
Das 13 unidades de internação do Iases, onde estão internados cerca de 570 jovens, 164 socioeducandos passaram por exames para verificar a contaminação pelo novo coronavírus.
O resultado apontou que 50 contraíram a doença, dos quais 46 já se recuperaram e 4 ainda estão em isolamento. Há ainda 13 exames que aguardam o resultado. Além disso, 95 socioeducandos negativaram para a Covid-19, sendo que seis deles já tiveram a liberação médica.
No mesmo período também foram testados os servidores que atuam nas unidades de internação. Segundo tabela do Iases a que A Gazeta teve acesso, 277 deles fizeram o exame e 146 apresentaram resultado positivo para a doença. Há ainda 57 casos que estão em análise e 74 exames foram negativados.
Dentre os 146 servidores que apresentaram a doença, 123 já estão curados, 22 ainda permanecem em recuperação domiciliar e foi registrado um óbito.
Desde o mês de março, segundo o Iases, foi implementado um protocolo rigoroso de prevenção e controle que está sendo seguido por todas as unidades socioeducativas. Foram incluídos: a suspensão das visitas familiares e a proibição de entrada na unidade de qualquer pessoa que apresente sintomas gripais.
Também houve reforço na higienização dos espaços, veículos e equipamentos operacionais das unidades, a criação de áreas reservadas para o isolamento de adolescentes que apresentem sintomas gripais e daqueles que dão entrada no sistema socioeducativo.
O uso de máscaras de proteção por adolescentes e servidores foi adotado como medida de prevenção obrigatória em todas as unidades do Estado. Também foram instaladas barreiras sanitárias nas portarias de acesso das unidades socioeducativas, com procedimentos que incluem a higiene das mãos, calçados e medição da temperatura.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta