Com quase 6 mil pessoas no município com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está buscando maneiras para garantir a imunização desse público com o reforço. Uma das alternativas é a busca ativa, em que agentes de saúde da cidade procuram, de porta em porta, pessoas que ainda não estejam com o esquema vacinal completo e alertam sobre a importância da vacinação.
Ter todos os municípios com as metas de vacinação cumpridas é o principal critério para que uma microrregião capixaba atinja o risco muito baixo de transmissão do coronavírus. No Espírito Santo, mais de 1 milhão de pessoas estão com a terceira dose da vacina em atraso.
Para ajudar Cachoeiro a atingir essa meta, a agente de saúde Cris Freitas está participando do trabalho de busca ativa no município. ”O prazo da terceira para quarta dose, ou da segunda para terceira, é muito grande. Por isso estamos fazendo esse trabalho, para manter a população informada”, disse.
Nos bairros de Cachoeiro de Itapemirim, profissionais de saúde buscam saber se o cartão de vacina dos moradores está em dia e informar se a pessoa já estiver apta a receber o reforço da imunização. A dona de casa Cassiane Rodrigues, por exemplo, contou que tinha esquecido de tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. “Amanhã cedinho eu já estarei lá no posto de saúde”, disse.
O secretário Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Alex Wingler, destacou que é importante tomar a dose de reforço, pois, assim como teve a variante Ômicron, podem vir outras.
Ele destaca ainda que cumprir as metas de vacinação também é uma forma de manter os casos da Covid-19 controlados e levar a cidade do risco baixo para o risco muito baixo no mapa de risco do governo do Estado. “É importante também porque nós temos a questão do risco muito baixo, e é um parâmetro para o risco muito baixo na nossa região, essa dose de reforço”, completou o secretário.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta