Um dos cartões-postais mais famosos do Espírito Santo, o Morro do Moreno pode ganhar também uma cafeteria, um mirante e um bondinho. A intenção da Prefeitura de Vila Velha é atrair mais turistas para o local, mas as novas possíveis estruturas podem se tornar também um local para admirar o letreiro ''estilo hollywood'' que a administração pretende instalar no ponto turístico e foi anunciado na quarta-feira (1º).
O bondinho, além de ser uma atração para quem está visitando o morro, poderá facilitar o caminho para quem quer conhecer o espaço, mas não quer subir pelas trilhas do morro. O transporte vai possibilitar um acesso mais rápido ao levar as pessoas até o alto do morro, que segundo apuração da TV Gazeta, terá a viabilidade estudada. De acordo com as informações, todas as instalações e novidades, caso aprovadas, devem custar R$ 21 milhões.
O letreiro hollywodiano que talvez seja instalado sobre a área de vegetação no município, ao lado da Terceira Ponte, no estilo feito em Los Angeles, mas com o nome "Vila Velha", e que serviria como uma mensagem de boas-vindas e poderia virar referência para o turismo.
Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que a instalação do letreiro é uma "intenção" e que não há nada definido de forma oficial até o momento. Segundo a administração municipal, a instalação depende de um debate com a comunidade, que estava prevista para já ter início na quarta (1º).
Moradores e frequentadores apontam, no entanto, o risco de degradação da área de mata e o efeito que as construções podem causar na região. O pedido de quem aproveita o Morro do Moreno para a prática de esportes, por exemplo, é que a administração municipal dialogue antes de implementar mudanças.
A inspiração para o letreiro que pode ser instalado em Vila Velha vem de Los Angeles, na Califórnia, e é considerado um dos principais pontos turísticos da região. Cada uma das letras tem 13 metros de altura. A grandiosidade do letreiro é demonstrada pela popularidade: quem passa pelo local precisa posar para uma foto. São mais de 100 metros de extensão entre o "H" e o "D".
O letreiro original foi inaugurado em 1923 e chamava atenção para "Hollywoodland". Naquele momento, as letras erguidas faziam parte de uma campanha publicitária para anunciar um empreendimento mobiliário. A ideia era deixar as letras expostas por um ano e meio. Mas o que era um anúncio virou parte importante da região, como um monumento. São 100 anos desde a instalação.
A linha do tempo do letreiro em Los Angeles:
A ideia do publicitário Harry Chandler, que na época trabalhava no jornal Los Angeles Times, custou $ 21 mil dólares. O objetivo era promover o empreendimento mobiliário. Atualmente, a "assinatura" de Hollywood atrai turistas de todo o mundo e já apareceu em grande obras do cinema. O letreiro tem até um site oficial, que conta a história da região.
O letreiro aparece, por exemplo, na abertura dos episódios da série "Um maluco no pedaço", em que Wiil Smith é o protagonista. A palavra também aparece ou é usada como referência nos filmes: "A louca história de Robin Hood", de 1993, "Independence Day", de 1996, "Bean", em 1997, "Sherk II", de 2004.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta