Com uma rotina de estudos intensa e praticamente dois anos seguidos de aulas remotas, a estudante de Colatina Maria Eduarda Cosme Bongiovani, 18 anos, ficou em primeiro lugar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no Sisu 2022. Ela obteve 848,82 pontos e alcançou também o topo do ranking para o curso de Medicina.
A adolescente, que cursou o terceiro ano do ensino médio em 2021, diz que havia prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) outras duas vezes, mas como treineira. A prova do ano passado foi a primeira que ela fez “valendo”.
Embora tenha alcançado o primeiro lugar geral na Ufes, ela afirma que não pretende se matricular na federal capixaba. “Eu fui aprovada também da USP e na Unicamp. Vou me matricular na Unicamp”, declara.
Maria Eduarda diz que vinha se preparando bastante para o exame, mas que a escolha para o curso de Medicina só foi feita no último ano.
“Eu escolhi o curso só no ano passado, foi quando eu confirmei a escolha. Minha irmã é médica e é uma grande influência pra mim. Mas acabei demorando um pouco pra saber que queria Medicina”, conta.
Com o objetivo em mente, ela deu o start nos estudos. Além das aulas regulares, das 7h às 13h, também empreendia uma maratona de estudos durante a tarde que só acabava às 21h.
Maria Eduarda afirmou que, embora os últimos anos de pandemia tenham reduzido o contato com os amigos, principalmente na escola, eles a ajudaram a manter o foco nos estudos.
“Sempre gostei muito de estudar sozinha, então eu consegui focar muito mais, consegui me dedicar quase exclusivamente aos estudos. Acabei evoluindo muito. Mas ficar em casa isolada teve um impacto negativo também. Porque esse já é um período conturbado na vida (de Enem) e o isolamento dificulta bastante”, avalia.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (22) a relação dos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022. Na Ufes foram 2.711 vagas preenchidas (entre 26.432 inscrições), distribuídas em 74 cursos dos quatro campi: Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, e também Alegre e São Mateus.
A solicitação de matrícula poderá ser feita a partir desta quarta-feira (23) até o dia 3 de março no endereço candidato.ufes.br.
A relação completa de documentos necessários para a matrícula está disponível no Edital nº 3 da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), publicado na página do Sisu/Ufes. Se houver o indeferimento da solicitação de matrícula, o candidato terá dois dias corridos para interpor recurso.
O resultado final da chamada regular está previsto para ser publicado pela Ufes até 16 de abril. Caso haja alteração no cronograma, haverá publicação de retificação no site sisu.ufes.br.
As candidatas e os candidatos que não foram contemplados na chamada regular poderão se inscrever para participar da lista de espera até 8 de março em sisu.mec.gov.br.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta