Um amigo que acompanhava o capixaba Ednei Bernabé, de 70 anos, morto no momento em que uma balsa atingiu o barco onde estavam no Amazonas, deu detalhes dos momentos de horror vividos na sexta-feira (6). O aposentado, que morava em Vitória, foi esmagado durante o acidente e não resistiu aos ferimentos.
Em entrevista para a TV Gazeta, o comerciante Paulo Frizzera contou que tudo aconteceu muito rápido e que ainda tentou alertar Ednei sobre o risco da colisão. Turistas do Espírito Santo e de outros Estados brasileiros também estavam na embarcação, utilizada para a prática de pesca esportiva.
"A gente viu uma balsa vindo ao nosso encontro. Todo mundo começou a gritar 'vai bater'. Eu corri na cabine 12, a que a gente estava, eu estava com o Ednei, e falei com ele: 'Segura que vai bater'. Quando eu falei, uma das balsas, a primeira, bateu na nossa traseira", relembrou.
Frizzera afirmou ainda que ele e o amigo retornariam para terras capixabas na madrugada deste sábado (7). Considerado um homem alegre pelos familiares, Ednei deixou esposa, três filhos e uma neta.
Segundo a Polícia Civil amazonense, um homem de 59 anos foi apresentado como autor do acidente. "Ele está sendo interrogado e, a princípio, será indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). A equipe do 1º Distrito Integrado de Polícia irá aguardar os laudos técnicos para definir sobre o caso", informou a corporação, em nota.
O delegado Cícero Túlio, em entrevista para a Rede Amazônica, informou que outros envolvidos poderão ser indiciados e ainda levantou a possibilidade de a seca no Amazonas ter favorecido o acidente — haja visto que as embarcações têm que navegar distantes uma da outra devido ao risco de encalharem.
"Tudo isso será avaliado durante o curso do inquérito. As provas técnicas vão subsidiar o nosso entendimento para que a gente possa avaliar a necessidade de produção de outras provas, inclusive, possivelmente, uma reconstituição dos fatos, e também avaliar o indiciamento de outras pessoas", destacou.
Um capixaba de 70 anos identificado como Ednei Bernabé morreu após um acidente entre uma balsa e um barco no Amazonas, na sexta-feira (6). O caso ocorreu na Comunidade Terra Nova, perto de Careiro da Várzea, zona rural de Manaus. A embarcação onde estava Ednei, chamada Velho Arthur XII, foi atingida pela jangada enquanto ambas navegavam no rio.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta