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Andamos no ônibus elétrico do Transcol; confira o que achamos

Andamos no ônibus elétrico do Transcol; confira o que achamos

O novo veículo foi apresentado ao público em um evento que contou com a presença de representantes do governo, empresários, sindicato dos rodoviários e fãs de ônibus

Publicado em 27 de setembro de 2022 às 16:06

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Felipe Sena
Estagiário / [email protected]

Quem anda de ônibus todos os dias também quer — e merece — conforto. O privilégio de ter um carro elétrico e tecnológico começa a chegar para os passageiros da Grande Vitória. Nesta terça-feira (27), o GVBus (Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória) entregou para o Sistema Transcol um dos quatro primeiros e-Bus, os novos ônibus elétricos do sistema. A reportagem de A Gazeta aproveitou para testar o novo ônibus.

Quando falamos de veículos elétricos, a primeira coisa que vem à mente é o impacto ambiental, que é muito menor do que o causado por combustíveis fósseis. Isso, logicamente, representa um grande passo para o transporte público. Mas além da melhoria para o meio ambiente, tem melhorias para quem depende do transporte público?

COMO O NOVO ÔNIBUS É POR DENTRO?

Uma das maiores diferenças é notada logo ao entrar: o piso baixo. Esse impacto, na primeira impressão, pode ser positivo, já que dá a sensação de estar entrando em um ônibus de viagem. Esse modelo facilita o acesso ao interior do ônibus, uma melhoria e tanto para quem tem algum problema de locomoção.

Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado (Semobi), Fábio Damasceno, o modelo de piso não foi implantado anteriormente por resistência dos empresários, seja pela adesão à tecnologia ou custos mais elevados. Outro motivo levantado foi a capacidade que, no novo ônibus, é de fato menor, segundo o secretário.

“A acessibilidade é muito facilitada com o piso baixo. É possível levantar um pouco a plataforma para deixá-la nivelada com as calçadas. Aí fica nível metrô”, disse Damasceno.

Quem se incomoda com o barulho do ônibus vai preferir o novo modelo. No passeio de teste, o e-Bus quase não fez barulho. Um clássico dos ônibus, a cordinha para dar sinal de parada ao motorista, também é coisa do passado. 

Apresentação do ônibus elétrico do sistema Transcol(Vitor Jubini)

Os novos ônibus também vão ter Wi-Fi, que é um elemento importante para os passageiros — mas não é uma novidade. Ônibus mais antigos também já vêm equipados com o recurso.

VALOR DA PASSAGEM

Ainda segundo o secretário Fábio Damasceno, a expectativa é de que a tecnologia traga economia de custos com combustível. Porém, de acordo com Fábio, não há nenhuma perspectiva de que essa economia seja repassada aos usuários.

Ainda de acordo com Fábio, o Governo tem conversado com a EDP para uma parceria no fornecimento da energia necessária para carregar o ônibus. 

O e-Bus tem 12,5m, capacidade para 70 passageiros, com ar-condicionado, wi-fi e frenagem regenerativa, que permite recargas a cada frenagem. Tem autonomia de 140 km a 250km, com recarga de oportunidade, e velocidade máxima de 60km/h.

Segundo o secretário, os novos ônibus vão começar a circular no final de outubro, na linha 515. A linha foi escolhida por causa do trajeto que é extenso e passa por trechos variados. Confira o itinerário:

ITINERÁRIO DA IDA

ITINERÁRIO DA VOLTA

BUSÓLOGOS

Além das autoridades, os apaixonados por ônibus, os busólogos, também estavam no evento. Para Moisés Felipe da Silva, que também trabalha como assistente técnico, o e-Bus está aprovadíssimo. 

Mesmo elogiando, Moisés disse que as empresas deveriam dar mais ouvidos às queixas da população. "As empresas não têm a mesma visão que a gente sobre a questão do conforto, da qualidade dos produtos, porque se tivesse eu acho que o sistema funcionaria um pouquinho melhor", disse.

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