> >
Antes da volta às aulas, pais denunciam escola em condições precárias no ES

Antes da volta às aulas, pais denunciam escola em condições precárias no ES

Previsão de retorno dos alunos em Ibitirama é na próxima terça-feira (4); Familiares alegam que os problemas começaram ainda no ano letivo de 2024

Publicado em 1 de fevereiro de 2025 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Carol Leal
Repórter / ana.saraiva@redegazeta.com.br
Antes da volta às aulas, pais denunciam escola em condições precárias no ES

Dias antes do início da volta às aulas, familiares de alunos denunciaram a situação precária da escola Clarisse Campos Lemos, localizada no distrito de São José do Caparaó, em Ibitirama, na região Sul do Estado. No ano letivo de 2025, o colégio passaria a atuar em tempo integral para todas as séries, mudança prevista conforme a Lei n.º 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecendo metas como a oferta de educação integral em pelo menos 50% das escolas públicas.

No entanto, para os familiares, a instituição não possuiu estrutura para atender aos 280 alunos matriculados neste ano, com idades que variam entre 4 e 13 anos, devido aos danos estruturais. A instituição de ensino conta com 11 salas de aula, mas com a implementação do ensino integral, irá atender 13 turmas de idade pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental. 

Mary Hellen Junger, de 35 anos, é mãe de dois alunos. Ela registrou a situação da quadra da escola, que está abandonada, com a estrutura danificada, com lixo, além de mofo nas paredes e teto. O telhado da quadra também está danificado. Os problemas, entretanto, não começaram recentemente.

Aspas de citação

No ano de 2024 tivemos vários problemas com a questão de alimentação escolar. Não tinha alimento para as crianças, limpeza da escola. (Havia) déficit de funcionários e faltava segurança, pois nunca teve vigia nos portões de acesso

Mary Hellen Junger
Enfermeira 
Aspas de citação

Outro registro, gravado por um pai de outros dois alunos, Eduardo Carvalho, de 36 anos, expõe os danos em um dos banheiros. Mesmo com quase 300 crianças matriculadas, o local possui apenas dois vasos sanitários disponíveis para uso.

Quadra da escola está repleta de lixo e com estrutura danificada; Em um dos banheiros, os sanitários foram retirados da parde
Quadra da escola está repleta de lixo e com estrutura danificada; Em um dos banheiros, os sanitários foram retirados da parede. (Mary Hellen Junger / Eduardo Carvalho)
Aspas de citação

A estrutura da escola comportava os alunos antes, com uma turma de manhã e uma turma à tarde, em dois turnos. Agora, do jeito que estão querendo fazer lá, a escola não suporta. A equipe de direção e de professores é boa, mas às vezes faltam recursos para eles trabalharem. Lá já faltou até papel higiênico no banheiro, já faltou papel para impressão, e a alimentação até o ano passado foi péssima 

Eduardo Carvalho
Agricultor
Aspas de citação

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Prefeitura Municipal de Ibitirama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, emitiu uma nota informando que os reparos serão iniciados na próxima segunda-feira (3), e que a escola seguirá com a implementação do plano de ensino integral. Ainda, o MPES informou que está apurando as informações.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Ibitirama:

Sobre reformas e melhorias na educação de São José do Caparaó

Em resposta ao e-mail recebido, o Gabinete e a Secretaria Municipal de Educação informam que as providências para as reformas na Escola Clarice Campos Lemos já estão em andamento. A equipe responsável iniciará, já na próxima segunda-feira, os reparos necessários em um dos banheiros da escola. 

Quanto à reforma da quadra, o Prefeito Reginaldo Simão de Souza já está buscando recursos por meio de emendas parlamentares para viabilizar a revitalização não apenas da quadra mencionada, mas também de outras que necessitam de reparos. O Governo do Prefeito Reginaldo está totalmente comprometido com a melhoria da infraestrutura escolar, garantindo que a Comunidade de São José do Caparaó tenha acesso a uma educação de qualidade, com espaços físicos adequados para o atendimento das crianças da localidade. 

Em relação à implantação da Escola em Tempo Integral, destacamos que estamos atendendo à Meta 06 do Plano Nacional de Educação, bem como ao Plano Municipal de Educação. Além disso, o reordenamento das redes de ensino Municipal e Estadual está sendo realizado em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), oriundo do Tribunal de Contas, que estabelece a responsabilidade do município pelo Ensino Fundamental I e do Estado pelo Ensino Fundamental II em nosso município. 

 Vale ressaltar que a gestão do Prefeito Reginaldo Simão começou há apenas um mês, e a equipe está empenhada na resolução das pendências, para sanar todos os problemas relacionados às reformas das quadras e reparos nas escolas. Em breve, todos os desafios estarão superados, garantindo, assim, um ambiente mais adequado e propício ao aprendizado para nossos alunos.

Agradecemos pela compreensão e seguimos à disposição para mais esclarecimentos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais