> >
Após falta de energia, Vitória quer instalar geradores em estação de bombeamento

Após falta de energia, Vitória quer instalar geradores em estação de bombeamento

Prefeitura afirma que faz orçamentos para instalar equipamento na estrutura que atende Bento Ferreira e Monte Belo, onde ruas ficaram alagadas nesta segunda (7)

Publicado em 7 de abril de 2025 às 18:06

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Avenida Carlos Moreira Lima, em Bento Ferreira, completamente alagada
Avenida Carlos Moreira Lima, em Bento Ferreira, ficou alagada na manhã desta segunda-feira (7). (Fernando Madeira)
João Barbosa
Repórter / jbarbosa@redegazeta.com.br
Após falta de energia, Vitória quer instalar geradores em estação de bombeamento

Prefeitura de Vitória estuda a instalação de geradores na estação de bombeamento que atende os bairros de Monte Belo e Bento Ferreira. A intenção foi anunciada nesta segunda-feira (7) depois que a estrutura deixou de funcionar em função de uma queda de energia. Com o problema, em meio às fortes chuvas, não houve escoamento da água e ruas dos dois bairros ficaram alagadas, causando transtornos aos moradores e também a quem trabalha na região.

"A avaliação [para instalação dos geradores] considera aspectos operacionais, estruturais e orçamentários. O tema vem sendo tratado com a seriedade e a prioridade que o contexto exige, especialmente diante dos desafios provocados pelas fortes chuvas que têm atingido a Capital”, informou a Central de Serviços da Prefeitura de Vitória, por meio de nota.

Enquanto a prefeitura faz uma análise técnica para melhorar o funcionamento da estação, moradores cobram uma solução para o problema que assola o bairro há anos.

“Nosso bairro já tem um histórico de alagamento. Quando chove, fico preocupada e quase não durmo à noite. Tenho que deixar meu carro em outro lugar e a casa nós entregamos na mão de Deus. O que adianta ter essa estação de bombeamento se, quando falta energia, não tem um gerador reserva para resolver o problema?”, indaga a moradora Karolliny Luppi.

Segundo ela, os registros de alagamentos na região geram medo e prejuízos constantes aos moradores. Quem também reclama é o comerciante Tadeu Meneguci, que alega que o funcionamento da estação de bombeamento de Bento Ferreira não é o ideal para o nível das chuvas que chegam até a Capital.

Estação de bombeamento de Bento Ferreira, em Vitória
Estação de bombeamento de Bento Ferreira, em Vitória. (Google Maps)

“Como exemplo, cito a cidade de Amsterdã (na Holanda), que fica abaixo do nível do mar e tem toda uma rede de bombeamento que evita esses transtornos. Mas aqui [em Vitória] alaga em tudo quanto é canto e há muito tempo, mesmo tendo essa estação aqui do lado”, explica.

Aspas de citação

Estamos cansados dessa situação. É necessário saber o que está funcionando direito nessas estações, porque isso é um descaso com nosso bairro

Tadeu Meneguci
Comerciante e morador de Bento Ferreira, em Vitória
Aspas de citação

Prefeitura promete soluções

Através da Secretaria da Central de Serviços, a Prefeitura de Vitória salientou que as estações de bombeamento de águas pluviais estão em funcionamento, enquanto realiza análise técnica para instalação de geradores de energia nas estruturas.

Através de nota, a gestão municipal pontuou que “reconhece a importância estratégica desses equipamentos para garantir a continuidade dos serviços essenciais durante eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica pela concessionária EDP, como ocorreu nesta madrugada". 

Em relação à interrupção de energia que afetou Bento Ferreira e Monte Belo e impediu o funcionamento da estação de bombeamento, a EDP informou, por nota, que o problema foi causado pela queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica. Destacou ainda que, após o trabalho de uma equipe no local na manhã desta segunda (7), o serviço foi 100% normalizado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais