Quem chega em Vitória pode ver pontes que são símbolos da arquitetura da Capital e conectam a ilha ao continente. A mais nova, a Ponte da Passagem, chama a atenção pela altura da estrutura que ancora os cabos de aço, que há alguns anos eram iluminados e a consagravam como um marco visual da cidade. Mas por qual razão essas luzes se apagaram?
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) alega que a Ponte da Passagem deixou de ter iluminação cênica por causa do vandalismo.
Foram danificados e roubados cabos condutores, projetores, luminárias, fios, dutos e outros componentes que não puderam ser repostos. Com isso, a estrutura deixou de ter os cabos de aço iluminados.
O órgão informou para A Gazeta que estuda um novo modelo, com iluminação cênica feita da parte mais alta da ponte para a mais baixa, dificultando, dessa forma, que atos de vandalismo se repitam.
Em outubro, quando há campanhas de prevenção do câncer de mama, a ponte era iluminada com rosa, como ainda ocorre em outros prédios públicos. E, mesmo quando não ocorria a troca da cor, a ponte seguia com uma iluminação mais clara, evidenciando a estrutura estaiada à noite sobre o Rio Santa Maria.
A Setran ressaltou para a reportagem que, apesar de a iluminação cênica ter sido removida, isso não afeta as pistas por onde trafegam os veículos, que seguem iluminadas por postes.
A nova Ponte da Passagem, também chamada de Governador Carlos Lindenberg, foi inaugurada em 29 de agosto de 2009, sendo a primeira ponte estaiada do Estado. A estrutura substituiu a antiga, erguida na década de 1930 e que, na época, foi a primeira ligação com a parte continental de Vitória.
A nova ponte logo virou um cartão-postal do Espírito Santo pela sua estrutura estaiada, ou seja, suspensa por cabos. A elevação permitiu a pequenos barcos cortarem o canal de Vitória, o que antes não era possível.
A obra da nova estrutura durou 20 meses e custou R$ 65 milhões, em um investimento feito pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Vitória. Enquanto a construção era erguida, os motoristas continuaram trafegando pela antiga, ao lado, destruída posteriormente.
Ao lado da ponte foi erguida a Passarela da Passagem, com o mesmo estilo arquitetônico, mas destinada a pedestres e ciclistas. A inauguração dela ocorreu em dezembro de 2010.
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