Depois de três anos sem ostentar um Terço Gigante inédito, a Festa da Penha volta a receber um novo monumento para encantar os devotos da padroeira no campinho do Convento, em Vila Velha. A peça, erguida no Sábado de Aleluia (dia 16), representa em cores, adereços e luzes o tema desta edição 2022 do evento, “Saúde dos enfermos, rogai por nós”.
Grandes esferas verdes com material semelhante à grama sintética ganharam lâmpadas de LED com luz branca para dar ainda mais vida e grandiosidade ao monumento e simbolizar as aves-marias do terço tradicional. Lírios também fazem parte do adorno, em alusão aos pais-nossos na estrutura.
“Essas flores remetem à pureza, a singeleza e a beleza de Maria, a nossa Mãe. Serão um ato de louvor e de agradecimento depois de tantos momentos complicados que vivemos”, explica o idealizador do Terço, Osmar Sales, que está mais uma vez à frente do trabalho de confecção com a sua equipe.
A obra traz, ainda, um quadro em óleo sobre tela. Em destaque, a imagem da santa com um paciente no leito, para celebrar o cuidado de Maria com o fiel ao longo de toda a pandemia. Na cruz, outro elemento importante: a imagem do Cristo Ressuscitado, também em pintura.
“Queremos transmitir esta mensagem: o alento é que a nossa fé prevalece, não fenece [acaba]. O Cristo Ressuscitado é o símbolo de fé e esperança”, acrescenta Osmar Sales.
Última edição da Festa da Penha que teve um Terço Gigante totalmente inédito. Foi também a última edição presencial do evento.
Início da pandemia. Por conta do risco de contágio da Covid-19, a organização optou por não instalar o novo monumento que estava sendo confeccionado. A Festa da Penha ocorreu em formato híbrido.
Sem tempo hábil para terminar a peça inédita que começou a ser idealizada em 2020, ainda em razão da pandemia, a equipe preferiu erguer o mesmo terço de 2019. O evento também nesse ano foi em configuração híbrida.
Enfim, o Terço Gigante inédito planejado desde 2020 foi montado no Sábado de Aleluia (16 de abril). A Festa da Penha retoma o formato presencial.
Médico, Osmar fala também sobre importância da vacinação para que todos possam finalmente viver este momento de volta às atividades presenciais.
O primeiro Terço Gigante foi montado por Osmar em 1998, com a proposta de criar uma peça semelhante ao grande terço da missa celebrada pelo então Papa João Paulo II no Rio de Janeiro em 1997.
Ao ser confeccionada na festa capixaba, a estrutura ficou muito pesada e não subia com balões de gás hélio. Por isso, naquele ano inicial, ela foi carregada pelas devotas durante a Romaria das Mulheres e, em seguida, com permissão do Convento, o médico a suspendeu nas palmeiras. A ideia desse rito já consolidado é sempre passar um ensinamento ou uma tradição católica, uma espécie de “catequese”.
Fique por dentro de todas as informações da Festa da Penha 2022. Acompanhe a página especial do evento em A Gazeta: agazeta.com.br/festadapenha.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta