> >
Artista capixaba fez obra para presentear papa Francisco

Artista capixaba fez obra para presentear papa Francisco

Ivan Coelho produziu peça que foi entregue pelo governador Renato Casagrande ao pontífice, no final de 2024; artesão lamentou a morte do líder religioso

Publicado em 21 de abril de 2025 às 17:26

De família católica, o artista capixaba Ivan Coelho recebeu um convite no final do ano passado que o marcaria para sempre: fazer uma peça simbólica do Espírito Santo para o governador Renato Casagrande (PSB) presentear o papa Francisco durante visita ao Vaticano. A obra, uma escultura em madeira do Santo Anchieta, com detalhes em aço de elementos que representam o Estado, foi entregue em mãos para o pontífice, que morreu na madrugada desta segunda-feira (21)

"Foi um momento da minha vida profissional e pessoal de muita emoção", recorda-se o artista. 

A princípio, conta Ivan, a ideia do governo era fazer uma imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Mas, depois, decidiram pelo Santo Anchieta, por ser da ordem jesuíta como o papa Francisco que, além disso, havia sido o responsável pela canonização do padre catequista.  

O trabalho foi desenvolvido em tempo recorde: do pedido até a entrega para Casagrande foram sete dias. Nesse período, Ivan Coelho ainda fez pesquisas sobre os elementos que iriam compor a peça, como indígenas, café e o Convento da Penha, apresentou o desenho para aprovação — inclusive da igreja católica — e, então, partiu para a execução.

"O desafio começou por aí, mas, até se fossem menos dias, eu faria. Não ia dormir. Ainda bem que meus fornecedores já estão acostumados com pedidos de última hora e conseguiram me atender", lembra. 

Aos 45 anos, 26 deles dedicados à arte, Ivan Coelho faz desenhos industriais, utilitários e tem também uma linha de obras religiosas, que passam por pintura a óleo — carro-chefe do ateliê — e esculturas em madeira, aço e acrílico. Já fez painéis em igrejas, como a de São Francisco de Assis, na Glória, em Vila Velha, que seu pai ajudou a construir. 

Para Ivan Coelho, foi um presente ter sido escolhido para produzir a peça para o papa e acredita que também seria orgulho de seus pais, sempre ligados à igreja, caso ainda fossem vivos. Casagrande levou a imagem do Santa Anchieta para Francisco no mesmo dia em que pediu a bênção para a bandeira do Espírito Santo, em novembro passado. 

Depois daquele momento de alegria, nesta segunda o artista lamentou a morte de Francisco pelas redes sociais e também em entrevista para A Gazeta: "Uma perda muito grande para a comunidade católica. Para mim, é um dos melhores e mais sensatos papas até agora. Realmente é muito triste a notícia."

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

religião Arte

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais