> >
Aulas presenciais na rede municipal de Linhares só em 2021

Aulas presenciais na rede municipal de Linhares só em 2021

Após medida que suspendia as atividades no mês de outubro, a prefeitura reavaliou o cenário do município e decidiu não retornar em 2020

Publicado em 14 de outubro de 2020 às 18:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sala vazia em escola municipal de Linhares: retorno às atividades presenciais apenas em 2021
Sala vazia em escola municipal de Linhares: retorno às atividades presenciais apenas em 2021. (Prefeitura de Linhares/Divulgação)

As aulas nas escolas da rede municipal de Linhares não serão mais retomadas em 2020. Após medida que estabelecia a suspensão das atividades presenciais ao longo do mês de outubro, a prefeitura reavaliou o cenário do município e decidiu, nesta terça-feira (13), que o retorno às unidades de ensino será feito apenas em 2021. Até o final do ano letivo, no dia 22 de dezembro, os alunos continuam com as atividades remotas, estudando com as apostilas enviadas para o ensino fundamental, e os jogos pedagógicos, na educação infantil. 

A decisão foi tomada, segundo a assessoria da prefeitura, por falta de indicadores que garantam segurança aos funcionários e alunos, e, consequentemente, para a comunidade com o retorno das aulas. A suspensão das atividades presenciais em Linhares, assim como em todo o Espírito Santo, ocorreu em março devido à pandemia da Covid-19. Agora, no entanto, o governo do Estado autorizou a volta, mas cabe a cada município decidir como proceder. 

PREPARAÇÃO PARA A VOLTA

Com base nos protocolos estabelecidos pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu), que orientam sobre as medidas necessárias para o retorno seguro às escolas, a assessoria da prefeitura destaca que cada unidade de ensino de Linhares vai elaborar um plano estratégico de proteção e controle da Covid-19. 

O documento será baseado na estrutura física da escola, que também formará um comitê composto por funcionários da instituição e familiares para que, juntos, possam contribuir na tomada de decisões e no monitoramento das ações contidas no plano.

Além disso, os funcionários das escolas receberão capacitação realizada pela Vigilância Sanitária sobre todos os procedimentos de segurança a serem seguidos.

Em relação a itens propostos no protocolo, a assessoria afirma que o município já adquiriu máscaras para alunos e funcionários, álcool  (70%), termômetros e material para fazer demarcação dos espaços nas escolas a fim de garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro. 

Este vídeo pode te interessar

Nesta terça-feira, o município de Vitória também anunciou que não retornará com as atividades presenciais em 2020, após fazer uma consulta à comunidade escolar. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais