Uma aeronave da Força Aérea Brasileira esteve em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado na manhã deste sábado (4) para fazer a captação e o transporte de órgãos humanos. A captação ocorreu na Santa Casa de Misericórdia, um dos hospitais referência para captação de órgãos na região.
De acordo com o hospital, o doador era um jovem de 21 anos . Ele foi vítima de um acidente de carro com caminhão no dia 31 de agosto deste ano. As equipes que fizeram a captação são de Vitória e de Brasília e conseguiram retirar coração, os dois rins, fígado e córneas. Não foi divulgado para onde os órgãos foram levados.
A campanha “Setembro Verde” tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de órgãos. Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), no Espírito Santo, foram realizados 247 transplantes entre janeiro e julho deste ano, sendo 160 de córnea, 28 de rins, 18 de fígado, dois corações, quatro de esclera e 35 de medula.
Ao comparar com o ano anterior, durante o mesmo período, os transplantes no Estado tiveram aumento de aproximadamente 83%, uma vez que foram realizados 135 procedimentos em 2020 de janeiro a julho.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta