Uma baleia jubarte foi encontrada morta na Praia do Xodó, em Marataízes, no Sul do Estado, na manhã desta quinta-feira (29). Ela era adulta, do gênero masculino e media 14,5m de comprimento, segundo análise feita na carcaça do bicho.
A equipe da Guarda-Vidas do município ficou sabendo do fato por meio de um turista, por volta das 10h, que viu o animal morto. No local, a equipe acionou o órgão de Meio Ambiente que, posteriormente, chamou a Equipe Ambipar, e o Instituto Orca para colher dados e analisar a causa da morte.
Procurada pela reportagem, o Projeto Baleia Jubarte, divulgou detalhes sobre o caso. A carcaça da baleia está em avançada deterioração, de acordo com a necropsia no animal realizada pelo Instituto Orca. A causa da morte, entretanto, não foi identificada.
O Projeto informou, ainda, que está auxiliando a remoção do local, que fica por responsabilidade da prefeitura. “O animal media 14,5m de comprimento, era um macho e o local exato foi a praia central de Marataízes”, disse, em nota.
Segundo a guarda, as análises preliminares apontam que se trata de uma baleia adulta. “Por ser um animal de grande porte, a prefeitura faz o enterro dela próximo à praia pela dificuldade do transporte”, comunicou.
Nas redes sociais, a guarda alertou que é preciso tomar cuidado ao verificar uma baleia morta. “A mesma produz muitos gases no processo de decomposição e pode explodir”, explicou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta