> >
Bares e restaurantes de Cachoeiro relatam falta de funcionários

Bares e restaurantes de Cachoeiro relatam falta de funcionários

Empresários do ramo informaram que buscam contratar trabalhadores com capacitação para a área, mas eles estão em falta na cidade. Alguns até dão o treinamento

Publicado em 27 de abril de 2022 às 19:19

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Bares e restaurantes estão com dificuldade de contratar pessoas qualificadas em Cachoeiro
O restaurante Brazão, em Cachoeiro, é um dos estabelecimentos que procura mão de obra qualificada . (Diego Gomes)

Com o retorno do movimento nas ruas devido à diminuição das medidas de restrições contra a Covid-19, o setor de bares e restaurantes em Cachoeiro de Itapemirim tem observado um aumento de clientes. E, se por um lado melhorou a movimentação nos estabelecimentos, por outro, empresários do ramo enfrentam outro problema: a dificuldade para contratar mão de obra qualificada. 

À TV Gazeta Sul, a sócia do restaurante Panela de Barro, Ivane Rezende, contou que busca contratar pessoas com capacitação para a área, mas falta mão de obra qualificada. “Com esse déficit, temos buscado pessoas, mesmo sem qualificação, e capacitamos, damos treinamentos dentro da empresa, de acordo com as nossas demandas”, explicou.

O funcionário Maycon Campanharo é um exemplo de quem foi contratado, mesmo sem ter qualificação para o cargo. Há cinco anos, ele começou a trabalhar no Panela de Barro, mesmo sem saber muito sobre o funcionamento do lugar. Após encarar o desafio de aprender colocando a mão na massa, ele se tornou gerente do restaurante.

Bares e restaurantes estão com dificuldade de contratar pessoas qualificadas em Cachoeiro
Maycon Campanharo tornou-se gerente do restaurante Panela de Barro. (Diego Gomes)
Aspas de citação

Comecei como atendente, foi o primeiro contato que tive com a empresa. Depois surgiram oportunidades de ir crescendo e evoluindo junto com a empresa

Maycon Campanharo
Gerente do restaurante Panela de Barro
Aspas de citação

DESAFIO NO SETOR

O desafio atual do restaurante Panela de Barro é encontrar colaboradores para trabalharem na nova unidade do estabelecimento, que será aberta em breve na cidade. Por enquanto, somente três pessoas foram contratadas, mas o local precisa do dobro de funcionários.

Bares e restaurantes estão com dificuldade de contratar pessoas qualificadas em Cachoeiro
Restaurante Panela de Barro busca colaboradores para trabalharem na nova unidade . (Diego Gomes)

Outro restaurante que enfrenta a mesma situação é o Brazão. O dono do local, Joelson Marin Bravim, deve abrir uma nova unidade desde 2020, mas disse que está com dificuldade para encontrar trabalhadores com capacitação.

Aspas de citação

Planejamos fazer esse investimento, mas veio a enchente, depois a pandemia, e, agora, estamos enfrentando outro problema: não tem gente para trabalhar

Joelson Marin Bravim
Dono do Restaurante Brazão
Aspas de citação

Presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares (Sindbares), Rodrigo Vervloet confirmou a dificuldade encontrada pelos estabelecimentos e explicou que o setor está sempre procurando mão de obra, o que também é um reflexo da falta de trabalhadores porque emprega muitas pessoas. Ele destacou que, em caso de interesse na busca por capacitação, basta entrar em contato com a entidade, por meio do Instagram (clique aqui).

"Nós, fazendo essa qualificação, sem dúvidas vamos diminuir essa necessidade do empregador e conseguiremos que o empregado encontre uma oportunidade”, finalizou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais