Chegou ao fim o prazo estipulado pela Prefeitura de Vila Velha como limite para instalação e reinício das operações do sistema de bicicletas compartilhadas, o Bike VV – que não funciona desde janeiro deste ano. Na época, a empresa Tembici informou que encerrou as operações por 'decisão estratégica'. A prefeitura, então, prometeu que a cidade voltaria a ter um sistema semelhante até o final de junho de 2023 – o que não aconteceu. No entanto, uma nova empresa para operar o serviço está em análise, com previsão de instalar 21 estações na cidade.
Desde a saída da empresa Tembici, não há um sistema de compartilhamento de bicicletas em Vila Velha – município com a segunda maior malha cicloviária do Estado, ficando atrás apenas de Vitória. O anúncio da empresa pegou os clientes de surpresa por e-mail, deixando os apaixonados pela "magrela" com menos uma opção de mobilidade urbana.
Mas quase seis meses depois da promessa feita pela Prefeitura de Vila Velha e com o prazo expirado, o que se sabe sobre a contratação de bikes compartilhadas na cidade canela-verde? A Gazeta foi atrás da informação para saber o que falta para que as bikes compartilhadas voltem a ser utilizadas em Vila Velha.
Não! A empresa Tembici informou em janeiro que, por meio de uma decisão estratégica, encerrou a operação em Vila Velha. Desde então, Vila Velha não tem um sistema de compartilhamento de bicicletas. Como acontece atualmente em Vitória, Vila Velha tinha, até o mês de janeiro, um sistema on-line que permitia o aluguel de bicicletas por tempo determinado. O cliente retirava a bicicleta em um lugar e poderia devolver em qualquer outro. O preço variava de acordo com o plano.
Ainda não, mas a Prefeitura de Vila Velha informou que o processo de contratação "está em andamento" e que uma empresa entrou com o pedido para explorar o sistema de bicicletas na cidade. "A secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade de Vila Velha irá anunciar o retorno assim que a empresa for declarada apta", informou em nota.
De acordo com a nota enviada pela prefeitura, a contratação da empresa está na "fase de análise de documentação". Depois da análise da documentação, a prefeitura irá analisar o plano de negócios da empresa.
A reportagem perguntou à prefeitura se bikes foram compradas e se já houve a instalação de estações de compartilhamento. A administração municipal disse que o processo de contratação ainda está em andamento. Antes da saída da Tembici, eram 20 estações de bikes compartilhadas. Segundo a prefeitura, a empresa que for contratada desta vez precisará instalar 21 estações. Ainda não há detalhes sobre o local de cada uma delas.
De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, após a aprovação dos documentos, a empresa terá 60 dias, ou seja, dois meses para instalar as 21 estações.
Em março de 2018, era inaugurado na cidade de Vila Velha o sistema de compartilhamento de bicicletas. A parceria entre a prefeitura, a Tembici e outras duas empresas possibilitou que a cidade tivesse inicialmente 200 bicicletas disponíveis e 20 estações espalhadas em oito barros do município.
Na época em que foi lançado, o sistema oferecia planos diários, mensais e anuais, que poderiam ser comprados na própria estação, pelo site ou por meio de um aplicativo. As viagens eram limitadas a 60 minutos, com intervalo de 15 minutos entre elas.
Em novembro de 2022, quando o serviço ainda estava funcionando, a prefeitura publicou uma lei que abordava a mobilidade urbana no município, considerando que o sistema de compartilhamento de bicicletas deveria ser tratado como transporte público.
Em dezembro de 2022, a prefeitura publicou um aviso de licitação, informando que haveria uma abertura de concorrência. Os envelopes com as propostas seriam recebidos no dia 31 de janeiro de 2023, na sede da administração municipal. No dia seguinte, no entanto, a prefeitura divulgou o resultado da licitação, declarado como "deserto". Ou seja, não houve propostas ou empresas interessadas em participar.
Em abril deste ano, Vila Velha aprovou uma lei que instituiu o "Sistema Público de Compartilhamento de Bicicletas Públicas - Bike VV". A lei passou a permitir que a prefeitura realize contratações, parcerias público-privada e obras relacionadas ao Bike VV.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta