Amantes do pedal poderão usar as bicicletas do Bike Vitória e BikES, em Vila Velha, gratuitamente, no próximo domingo (22), como forma de celebrar o Dia Mundial sem Carro. O mês de setembro é dedicado à mobilidade urbana no Brasil, e esse dia de bike liberada é justamente para conscientizar a população sobre a importância de se diminuir a poluição provocada pelo alto índice de veículos nas ruas.
Para ter acesso ao benefício, basta fazer o download do app ‘Bike Vitória’, para usar na Capital, ou ‘BikES’, para usar tanto em Vitória quanto em Vila Velha. Os aplicativos estão disponíveis para iOs como para Android. Depois de baixar, será solicitado ao usuário o registro de um cartão de crédito para pagamento. Não haverá desconto para o uso no dia 22. Nos outros dias, porém, a utilização dos serviços será pago.
O setor de transportes é um dos maiores responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono (CO2), segundo relatório "Situação Global do Transporte e Mudança Climática Global”, da ONU. Mas os benefícios de trocar o automóvel pela "magrela" vão além do cuidado com o meio ambiente.
"O uso da bicicleta contribui para a redução do trânsito e da poluição, mas também promove uma vida mais ativa e saudável à população. Em tempos em que a sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, iniciativas como o Bike Vitória e o BikES são exemplos de que é possível transformar a mobilidade urbana em um modelo mais inclusivo e sustentável”, destaca Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, responsável pela administração das bicicletas compartilhadas nas duas cidades da Grande Vitória.
De acordo com dados da Serttel, no primeiro semestre deste ano, foram realizados mais de 294 mil deslocamentos, com mais de 459 mil km rodados. Com isso, houve a diminuição de 69 toneladas de CO2, número equivalente à poluição anual gerada por 40 carros. Na Grande Vitória, as bicicletas compartilhadas podem ser usadas todos os dias e estão disponíveis em 56 estações, com um sistema que conecta Vitória e Vila Velha.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta